Header Ads

O CRIME COMPENSA: Acordo de delação garante que Silval não ficará na cadeia

9609f1a3f180ad1675aae0024736306dO acordo de delação premiada do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), que já envolveu uma dezena de políticos do Estado, garante que ele permanecerá por 20 anos de reclusão, porém, fora da cadeia.
A delação premiada foi firmada com a Procuradoria Geral da República (PGR) e validada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Fux, no último dia 9. No acordo, Silval concordou em narrar crimes em troca da redução de uma eventual pena.
Já foram citados na delação vários políticos, entre eles o ministro Blairo Maggi (PP), o governador Pedro Taques (PSDB), deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), deputados estaduais Jota Barreto (PR), Romoaldo Júnior (PMDB) e Oscar Bezerra (PSB).
Além deles, foram citados o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), a prefeita de Juara, Luciane Bezerra (PSB), o ex-deputado Alexandre César (PT), o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), e os ex-secretários Eder Morais e Maurício Guimarães.
De acordo com os termos de delação, os 20 anos em reclusão serão cumpridos como 3 anos e 6 meses em regime domiciliar diferenciado, com uso de tornozeleira. Outros 2 anos e seis meses no regime semiaberto, com tornozeleira e recolhimento em casa das 22h às 6h.
Já o restante da pena será no regime aberto diferenciado, sem tornozeleira. No entanto, Silval deverá comparecer mensalmente ao juízo. Além disso, durante todo o cumprimento da pena ele deverá se abster de ocupar cargo público.
Ainda conforme os termos da delação, Silval também concordou em pagar uma indenização de mais de R$ 70 milhões através dos bens que ele já entregou à Justiça da 7ª Vara Criminal.
Foram entregues uma aeronave avaliada em R$ 900 mil, que será apresentada para uso do Centro Integrado de Operação Aéreas (Ciopaer) de Mato Grosso. Além disso, ele entregou a Fazenda Serra Dourada 2, que tem 4,1 mil hectares, a Fazenda Lagoa Dourada 1 possui 1,2 mil hectares.
Já o imóvel em Cuiabá possui dois lotes, enquanto a área urbana localizada em Sorriso possui 2,5 mil metros quadrados.








Tecnologia do Blogger.