WhatsApp Business ganha integração maior com Facebook
Com informações: WhatsApp e Facebook
O Facebook lançou novas ferramentas para facilitar a comunicação entre empresas e clientes. A novidade chega em forma de uma API para WhatsApp Business, que permitirá às empresas adicionar botões do mensageiro em seus sites ou em anúncios no próprio Facebook, de forma que o público possa iniciar um chat imediatamente.
O novo conjunto de ferramentas (chamado de API) também possibilita aos perfis corporativos enviar aos consumidores informações automáticas, como cartão de embarque e confirmação de compra, além de fornecerem suporte em tempo real, tudo via WhatsApp. Os recursos são pagos pela empresa que adere ao Business.
Ao contrário do app original do WhatsApp Business, exclusivo para Android e voltado para pequenos negócios, a iniciativa apresentada nesta quarta-feira (1º) é desenvolvida para corporações de médio e grande porte. A adesão depende da aprovação do aplicativo, que está trabalhando com companhias selecionadas, como Uber e Wish.
A proposta da nova ferramenta é oferecer às empresas um sistema de gerenciamento das comunicações com clientes em larga escala. Ela servirá para receber e mandar mensagens a pessoas que iniciam contato por outros canais, sendo especialmente interessante para quando o consumidor pede informações via WhatsApp. A comunicação segue criptografada de ponta a ponta, a exemplo do que ocorre nos chats individuais.
A API também poderá ser usada para personalizar notificações com conteúdos relevantes e não-promocionais, como lembretes de eventos e confirmações de envio de mercadoria, por exemplo. Quando uma pessoa entrar em contato com a empresa através desses canais, o perfil comercial terá 24 horas para responder ao cliente gratuitamente. Depois do período, será cobrada taxa da marca.
Os anúncios do Facebook com o botão do WhatsApp vão redirecionar a uma conversa no mensageiro já com alguns detalhes preenchidos, por onde o cliente poderá informar o que deseja rapidamente. As empresas que adotarem a API para o WhatsApp Business terão métricas adicionais no Gerenciador de Anúncios, incluindo conversas iniciadas e número de mensagens originadas a partir de anúncios no Facebook.