Janaina diz que Taques não pagou suas emendas propositalmente
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) acusou o governador Pedro Taques (PSDB) de agir propositalmente ao não pagar parte de suas emendas parlamentares ao longo dos últimos quatro anos.
Conforme a Constituição Estadual, os deputados têm direito a 1% do Orçamento Geral do Estado em emendas. Cada parlamentar precisa indicar uma quantia para áreas de Cultura, Saúde, Educação, entre outros, nos municípios do Estado. Cabe ao Governo, destinar esses recursos conforme as indicações.
Segundo a deputada, a intenção do tucano era inviabilizar sua atuação parlamentar nos município de Mato Grosso.
“Muitos de vocês me perguntam sobre esse assunto. A maioria das minhas emendas não foi paga. O Governo tentou usar isso como forma de me perseguir e de me inviabilizar dentro dos municípios”, disse Janaina.
A declaração foi dada durante uma live feita pela deputada em seu perfil no Facebook.
Na ocasião, Janaina disse lamentar a situação, mas afirmou que os eleitores estão atentos aos movimentos feitos pela atual gestão.
“Acredito que as pessoas estão mais conscientes de que esse tipo de política não deve prosperar no Estado. A emenda é um direito do parlamentar, ela não é para me atender, é para atender vocês que estão lá na ponta”, disse ela.
“Tentei fazer a distribuição das emendas da melhor forma possível, colocando um pouco pra cada canto do Estado. Infelizmente, o governador não pagou a maioria delas”, concluiu.