Skol é a marca mais valiosa da América Latina
A quarta edição do ranking Brand Z, publicado pela WPP e Millward Brown, revelou que Skol é a marca mais valiosa da América Latina. Depois de liderar a lista referente ao Brasil durante três anos consecutivos, a marca da AB InBev encabeça o ranking latino-americano pela primeira vez, com incremento de 20% em 2015, elevando seu valor de marca para US$ 8,5 bilhões.
De acordo com a CEO da Millward Brown no Brasil, Valkiria Garre, a posição alcançada pelo anunciante se deve ao resultado financeiro e contribuição de marca para o consumidor. “A Skol se apropriou muito bem do ambiente noturno para se comunicar com o público e, particularmente, com os jovens, por meio da música. Normalmente, as marcas de cerveja seguem uma linha de comunicação ligada a atividades diurnas”, afirmou o executivo.
A marca mexicana Corona, que liderou o ranking nos últimos dois anos, caiu para a segunda posição. A Brahma também marca presença entre as 10 primeiras empresas do ranking, além dos bancos Bradesco e Itaú. “São marcas de setores que apresentam um bom desempenho, mas que, além de terem melhorado o resultado financeiro, trabalham muito bem com o consumidor e investem muito em mídias digitais”, destacou Valkiria.
Outro player do segmento de bebidas, a Antarctica, também ganha destaque no ranking por ter apresentado o crescimento mais acelerado dentre as 50 marcas. A empresa atingiu uma alta de 62%, chegando a US$ 1,9 bilhão.
Apesar da crise econômica na região, o Top 50 chegou a US$132 bilhões, aumento de 2% em relação ao ano passado. No total, as marcas nacionais representam 24% do valor da compilação.
Dentre as categorias de mercado, o B2B foi o que sofreu a maior retração, com queda de 34%, devido à baixa no preço dos commodities e aos impactos provocados pela situação adversa da Petrobras. A companhia, que ocupou o posto de marca mais valiosa em 2012, ficou de fora da lista deste ano.
Confira o ranking completo:
Fonte: http://www.coletiva.net/