Header Ads

Prefeitura ouve a população para construir o Plano de Saneamento Básico Municipal.

PSBM (2)Teve início nesta segunda feira (21/09/2015) as discussões e audiências Públicas que levarão a construção do Plano Municipal de Saneamento Básico. O evento aconteceu no Cinema Municipal de Rosário Oeste e contou com a participação de uma pequena parcela da população, políticos e representantes da sociedade organizada.

O evento aberto pelo Prefeito Municipal de Rosário Oeste Dr. João Balbino foi comandado pelo Sr. Paulo Araújo que é Engenheiro Sanitarista Ambiental da empresa Brasil Sustentável Negócios Ambientais. Ela é uma empresa voltada a prestação de serviços na área de projetos de desenvolvimento ambiental, atendendo o setor público e o privado.

O engenheiro explicou aos presentes a importância da participação da população e os detalhes de como proceder para construir o Plano de Saneamento Básico de nosso município. “Os primeiros passos são as audiências públicas como a de hoje, onde vamos ouvir os principais problemas da população”, disse ele.

ENTENDA:

Com a publicação da Lei n.º 11.445/2007, a Lei de Saneamento Básico, todas as prefeituras têm obrigação de elaborar seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Sem o PMSB, a partir de 2014, a Prefeitura não poderá receber recursos federais para projetos de saneamento básico.

O saneamento básico foi definido pela Lei n.º 11.445/2007 como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais relativos aos processos de:

a) abastecimento de água potável;

b) esgotamento sanitário;

c) manejo de resíduos sólidos;

d) drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Ou seja, o PMSB deve abranger as quatro áreas, relacionadas entre si. O documento, após aprovado, torna-se instrumento estratégico de planejamento e de gestão participativa.

Elaborado pelos técnicos da Prefeitura, com o apoio da sociedade, o PMSB deve ser aprovado em audiência pública. As audiências são o fórum de discussão da proposta da Prefeitura e para apresentação de sugestões e reivindicações.

Após as discussões com a comunidade, o PMSB deve ser apreciado pelos vereadores e aprovado pela Câmara Municipal.

Aprovado, o PMSB passa a ser a referência de desenvolvimento de cada município, estabelecidas as diretrizes para o saneamento básico e fixadas as metas de cobertura e atendimento com os serviços de água; coleta e tratamento do esgoto doméstico, limpeza urbana, coleta e destinação adequada do lixo urbano e drenagem e destino adequado das águas de chuva.

REUNIÕES COM A COMUNIDADE

Para a elaboração do Plano de Saneamento Básico Municipal da Prefeitura de Rosário Oeste vai se reunir com as comunidades em audiências Públicas onde estará ouvindo os problemas da população.

Veja abaixo o cronograma de reuniões:

Dia 22/09 – Terça Feira – Reunião com a comunidade do Distrito de Arruda às 8 horas na Escola Pindaíval

Dia 22/09 – Terça Feira – Reunião com a Comunidade do Distrito de Bauxi às 18:30 horas na Escola Isaac Rodrigues de Mesquita

Dia 23/09 – Quarta Feira – Reunião com a comunidade do Distrito de Marzagão às 8 horas na Escola Marzagão.

Dia 23/09 – Quarta Feira – Nova Reunião com a comunidade da cidade de Rosário Oeste às 18 horas no Cinema Municipal.

VEJA ABAIXO AS FOTOS DA REUNIÃO

PSBM (1)   PSBM (2)PSBM (3)PSBM (4)   PSBM (5)PSBM (6)   PSBM (7)PSBM (8)   PSBM (9)PSBM (10)PSBM (11)   PSBM (26)PSBM (27)   PSBM (29)

Redação e fotos de Manoel Netto

Tecnologia do Blogger.