Pagot aponta falta de competência para executar obras da Copa
Homem forte da gestão Blairo Maggi, ex-titular das pastas de Infraestrutura, Casa Civil e Educação, Luiz Antônio Pagot, presta declarações nesta manhã, 29, aos membros da CPI das Obras da Copa do Mundo e atribuiu à gestão Silval Barbosa (PMDB) e ao comitê pró-Copa do Mundo a falta de competência para executar com eficácia as obras previstas.
Nesta manhã, ele pontua quanto às ações desenvolvidas no período em que presidiu comissão que estudava o cargo de encargos da Fifa. Em 2007, Pagot apresentou uma previsão de investimentos na ordem de R$ 1 bilhão para que Cuiabá pudesse ser uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014 e disse que sempre foi contrário à demolição do estádio governador José Fragelli (Verdão) para a construção do Complexo da Arena Pantanal.
Tinha pouca gente no canteiro de obras e muitas no tapetão concedendo entrevistas”, alfinetou. “A distribuição de tarefas era muito fatiada. O governo do estado não fez o dever de casa de executar essas tarefas. Se preocuparam muito mais com capacidade de endividamento, fazer financiamento, do que tocar as obras. As pessoas envolvidas não tiveram competência para fazer as obras com eficácia e eficiência. Faltou planejamento e execução. Foi tudo executado de maneira atabalhoada”, completou.
De um total de 56 obras previstas para a Copa do Mundo, ao término da gestão Sival Barbosa, apenas 19 foram liberadas. Pagot culpa, além do governo passado, as empresas vencedoras das licitações que não deram conta de concluir as obras.
“Meu temor era que empresas pequenas e sem qualidade técnica não dessem conta das obras, e foi o que aconteceu. Havia pouquíssima exigência das empresas, sem ver o histórico de obras delas, o seguro garantia. O resultado foi que empresas sem qualificação técnica pegaram obras e não terminaram. A falta de planejamento levou a esse caos nas obras”, declarou.
Questionado sobre os culpados pela "tragédia" das obras da Copa, ele não hesitou em apontar o ex-governador Silval Barbosa e toda sua equipe de governo, sem citar mais nomes. Pagot, que comandou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) entre 2007 e 2011, ainda isentou o órgão pelos problemas ocorridos nas obras de responsabilidade federal, feitas por meio de convênio entre o departamento e o governo estadual, como as intervenções na avenida Miguel Sutil.
Por Olhar Direto