Veja a lista de nomes dos investigados por fraudes no Detran
A operação tem por objetivo desmantelar uma organização criminosa, que atuava junto ao DETRAN urdida para desvios de recursos públicos
Foi deflagrada nesta manhã a Operação Bereré, que visa dar cumprimento a mandados de busca e apreensão expedidos pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso. As investigações tiveram início na Delegacia Especializada em Crimes Contra a Administração Pública e Ordem Tributária (DEFAZ), sendo que as medidas cautelares foram requeridas pelo NACO Criminal (Núcleo de Ações de Competência Originária) do Ministério Público Estadual e estão sendo cumpridas em Cuiabá, Sorriso e Brasília-DF, pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) e Polícia Judiciária Civil, com apoio da Polícia Militar, por meio do BOPE.
Dentre os alvos estão dois parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, um ex Deputado Federal, servidores públicos, empresas e particulares. A operação tem por objetivo desmantelar uma organização criminosa, que atuava junto ao DETRAN urdida para desvios de recursos públicos.
Estão envolvidos no cumprimento da ordem judicial uma força tarefa com aproximadamente 200 integrantes, dentre Policiais Civis, Policiais Militares, Delegados de Polícia e Promotores de Justiça.
Dentre os nomes que o MP pediu a prisão preventiva estão Romulo Cesar Botelho, irmão do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB), Eder de Moraes Dias Júnior e Laura Tereza da Costa Dias, respectivamente filho e esposa do ex-secretário de Fazenda Eder Moraes e do ex-deputado federal Pedro Henry.
Outros nomes conhecidos são de Elias Pereira dos Santos, irmão do atual secretário de Cidades, Wilson Santos (PSDB), Odenil Rodrigues de Almeida, servidor da Assembleia e assessor de confiança de Guilherme Maluf e o ex-secretário-geral da Assembleia, Tschales Franciel Tschá. Odenil e Tschales já foram alvos de outras operações do Gaeco que também investigam esquemas de corrupção, porém no âmbito do Legislativo Estadual, a exemplo da Operação Convescote.
Veja a lista
Antônio Eduardo da Costa e Silva
Adjaime Ramos de Souza
Adriana Rosa Garcia de Souza
Andreo Darci Mensch Leite
Claudemir Pereira dos Santos
Claudio Roberto Schommer
Claudinei Teixeira Diniz
Dauton Luiz Santos Vasconcellos
Edson Miguel Venega da Conceição
Eder de Moraes Dias Junior
José Henrique Ferreira Gonçalves
José Ferreira Gonçalves Neto
Cleber Antônio Cini
Elias Pereira dos Santos Filho
Francisvaldo Mendes Pacheco
Ivan Lopes Dias
Janaina Polla Reinheimer
Luciano Scampini
Jorge Batista da Graça
Joana Darc Borges
José Euclides dos Santos Filho
Leanir Rodrigues do Nascimento Saddi
Luiz Otavio Borges de Souza
Merison Marcos Amaro
Moises Dias da Silva
Nelson Lopes de Almeida
Marcelo da Costa e Silva
Odenil Rodrigues de Almeida
Paulo Henrique Botelho Ferreira
Pedro Henry Neto
Ricardo Adriane de Oliveira
Roque Anildo Reinheimer
Sônia Regina Busanello de Meira
Tschales Franciel Tscha
Walter Nei Duarte Ramos
Maria de Fatima Azoia Pinoti
Roberto Abrão Junior
Valquiria Marques Souza Diniz
Gladis Polla Reinheimer
Juliana Polla Reinheimer
Rafael Badotti
José Gonçalo de Souza
Jurandir da Silva Vieira
Marcelo Henrique Cini
Romulo Cesar Botelho
Eduardo Rodrigo Botelho
Rebeca Maria Sousa Arruda
Laura Tereza da Costa Dias
Valdir Daroit
