Header Ads

Escolhida empresa que finalizará duplicação da serra em Nobres; obras devem começar em setembro

maxresdefaultO superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado, confirmou, ao Só Notícias, que uma empresa de Belo Horizonte venceu a licitação para finalizar a obra de duplicação da BR-163 e 364 entre Rosário Oeste e Nobres (na região Médio Norte), que está há mais de dois anos inacabada. “Os documentos devem ser assinados nesta semana e as obras começam no mês de setembro”, declarou.

Está previsto a construção de muro de arrimo, cortinas atirantadas e serviço complementar de estabilização de taludes (encosta), entre os quilômetros 493 a 501, na Serra da Caixa Furada. A previsão é de que a duplicação seja entregue até junho de 2018. A obra está orçada em R$ 21,6 milhões.

A duplicação começou em 2011, quando foi feita uma licitação para duplicar 45,5 quilômetros de Rosário Oeste ao Posto Gil. A etapa da duplicação, ponte e outras ações até 2015 custou R$ 300 milhões. Porém, por causa de deslizamentos de rochas esse trecho foi interditado. A pista onde ficaram a terra e pedras é sentido Nortão-Cuiabá, no começo da serra de Nobres, e uma parte não pode ser utilizada por centenas de carretas, caminhões e veículos que trafegam diariamente sentido capital. É usada a parte duplicada de pista sentido Nortão.

A duplicação é muito importante para o tráfego não ficar lento, considerando que o trecho tem grande fluxo de carretas que transportam grãos, madeira, combustível, alimentos, materiais de construção e muitos outros produtos. Sem falar na segurança dos motoristas.

Fonte:

Tecnologia do Blogger.