Deputada Mirim de Rosário Oeste de demais Deputados Mirins realizam eleição para mesa diretora
O Parlamento Mirim da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza, no próximo dia 17, a eleição e a posse da mesa diretora. Até o momento, existem cinco chapas concorrendo. Diferente da composição da Mesa Diretora dos deputados estaduais, a mesa diretora do Parlamento Mirim tem somente presidente, 1° e 2° secretários.
O responsável pelo projeto Parlamento Mirim, Eder Dourado, da Superintendência de Planejamento Estratégico da ALMT, explica que, após a eleição, os deputados mirins terão uma agenda de visitações e trabalhos a cumprir. Essas visitas incluem o Tribunal Contas do Estado (TCE), Tribunal de Justiça (TJ), Palácio Paiaguás, sede do governo estadual e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A programação também inclui uma visita a Brasília (DF), em novembro, onde os deputados mirins, acompanhados pela equipe da Assembleia, visitarão o Congresso Nacional.
“Em outubro, os deputados mirins iniciarão os trabalhos com a primeira sessão ordinária, onde apresentarão seus projetos de lei, que foram enviados quando concorriam ao posto de deputado mirim”, conta Eder.
O Parlamento Mirim teve este ano mais de cem projetos inscritos e chega à sua oitava edição com um número recorde de participação. O coordenador destacou algumas mudanças, como tempo de mandato dos jovens parlamentares, que passou de um para dois anos, e o aumento de municípios participantes na composição desta legislatura.
Além de Cuiabá e Várzea Grande, este ano participam alunos de Alto Paraguai, Diamantino, Acorizal, Rosário Oeste, Poconé, Sinop, Jangada, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger. Destes, oito são de escolas particulares e 16 de escolas públicas. E a intenção do Parlamento é a de ampliar a oportunidade de participação a estudantes de outras cidades.
Parlamento Mirim
A Assembleia Legislativa, por intermédio da Superintendência de Planejamento Estratégico, deu posse aos estudantes da 8ª Legislatura do Programa Parlamento Mirim Mato-Grossense no dia 30 de março.
Durante o mandato de dois anos, os deputados mirins participam de atividades dentro e fora da Assembleia Legislativa, como palestras sobre o funcionamento do Legislativo e a função do deputado, participam das sessões ordinárias e especiais do Parlamento Mirim, acompanham, ocasionalmente, um deputado em suas atividades parlamentares, apresentam seu projeto de lei e buscam desenvolvê-lo ao longo de seu mandato. Eles devem também participar de palestras e acompanhar algumas outras atividades do Parlamento.
Confira a listagem com os outros 19 deputados mirins:Alefe da Luz Oliveira – Cuiabá
Ana Clara Figueiredo – Cuiabá
Andressa do Nascimento Gonçalves – Santo Antônio de Leverger
Bruno Lanzarine da Silva – Diamantino
Celso Júnior dos Santos Araújo – Cuiabá
Eduarda de Almeida Santos – Cuiabá
Franklin de Oliveira Adriano – Várzea Grande
Gabriel de Lima Adelino – Cuiabá
Gabriel Phelipe de Almeida – Cuiabá
José Vitor Crescencio – Cuiabá
Kamilly Sayuri Miyashita – Nossa Senhora do Livramento
Karolyna da Anunciação dos Anjos – Cuiabá
Kawanny Nunes dos Santos – Rosário Oeste
Lívia Thais da Costa Quinteiro – Acorizal
Maria Eduarda Marinho Alves de Lima – Cuiabá
Mell Hellen Dourado Maciel Silva – Cuiabá
Pedro Paschioitto Soares – Cuiabá
Thianara Jamilli da Silva Schubert – Poconé
Yori Fernando de Arruda – Cuiabá