PSD fecha com Taques à reeleição; sigla cita reunião para grupo decidir nesta 4
Presidente estadual do PSD, o vice-governador Carlos Fávaro vai comunicar à militância que a sigla apoiará a reeleição do governador Pedro Taques (PSDB).
Os descontentes que se recusarem a acatar a decisão serão convidados a se retirar até 7 de abril, quando acaba o prazo para filiação partidária dos pretensos candidatos nas eleições de outubro.
O comunicado será feito na reunião marcada para a noite desta quarta (21), na sede do PSD estadual, em Cuiabá. apurou que a tática foi definida hoje (20) à tarde por Fávaro e pelos deputados estaduais Gilmar Fabris e Ondanir Bortolini, o Nininho, após conversa na vice-governadoria.
A decisão de seguir com Taques foi confirmada pelo líder da bancada do PSD na Assembleia, deputado estadual Gilmar Fabris. Segundo o dirigente, o partido tem o vice-governador, secretário de Estado e presidente de autarquia e permanece leal ao governo que ajudou a eleger e sustentar.
“Não vai haver votação sobre permanecer com o doutor Pedro ou não. Não queremos que ninguém saia, mas os descontentes serão liberados para deixar o partido até 7 de abril”
“A reunião será para comunicar o posicionamento do PSD. Não vai haver votação sobre permanecer com o doutor Pedro ou não. Não queremos que ninguém saia, mas os descontentes serão liberados para deixar o partido até 7 de abril. Não queremos atrapalhar o projeto político de ninguém”, afirmou Fabris ao .
Ao falar dos descontentes, Fabris se refere a duas figuras de destaque no PSD. São eles, o presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) Neurilan Fraga e o suplente de deputado Federal José Augusto Curvo, o Tampinha.
Tanto Neurilan quanto Tampinha são pré-candidatos a deputado federal e fazem oposição sistemática a Taques. Ambos criticam principalmente os atrasos nos repasses do Executivo para saúde e pregam a ruptura do PSD com o governo com apoio de prefeitos, vereadores e dirigentes partidários que ainda devem ser enquadrados.
Fávaro é pré-candidato a senador. Com a decisão do PSD, deve ocupar um das vagas ao Senado na chapa majoritária que será encabeçada por Taques fazendo dobradinha com o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) que oficializou a pré-candidatura a senador na última sexta (18).
Atualizada às 17h45 - PSD afirma que decisão sobre permanência na base será conjunta
O PSD divulgou nota negando que o partido já tenha definido sua posição para as eleições de outubro. No comunicado, o PSD confirma a reunião que será realizada nesta quarta com líderes do partido no Estado para decisão conjunta sobre a permanência ou não do PSD na base do Governo.
No entanto, o sustenta as informações publicadas com base nas declarações do deputado Gilmar Fabris.
Veja, abaixo, a íntegra da nota do PSD:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Partido Social Democrático (PSD) informa que, diferente do que foi divulgado pela imprensa, ainda não está definida a posição do partido nas eleições de 2018.
Confirmamos que haverá uma reunião nesta quarta-feira (21) na sede do PSD com líderes do partido em Mato Grosso para uma decisão conjunta sobre a permanência ou não do PSD na base do Governo.
Ressaltamos ainda que o PSD é um partido que toma decisões em conjunto com seus membros e não de forma isolada, sem ouvir sua base.
PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO