Janaina sai em defesa do pai Riva e manda governador cuidar do "próprio quintal"
A líder da oposição na Assembleia, Janaina Riva (MDB) rebateu as críticas do governador Pedro Taques (PSDB) acerca do andamento processos em desfavor de seu pai José Riva, ex-presidente do Parlamento que já foi condenado há mais de 70 anos em outras ações por corrupção. Taques reclamou da morosidade das ações, propostas por ele há quase 15 anos (quando era procurador), no dia em que João Arcanjo Ribeiro foi solto - ganhou direito à progressão de pena.
A parlamentar sustenta que Taques precisa cuidar do seu “quintal” antes de falar dos outros. “Ele gosta de apontar os dedos para outras pessoas, mas quando é alguém aliado a ele, ele foge da sua obrigação”, dispara a emedebista em entrevista à Rádio Capital FM, nesta terça (6).
Janaina refere-se ao deputado estadual Gilmar Fabris (PSD), que é da base governista e, segundo a deputada, também faz é reú em processo, uma vez que foi primeiro-secretário do Legislativo à época da Operação Arca de Noé, deflagrada em 2002, no combate ao crime organizado.
Fabris foi citado no processo de desvio de R$ 1,5 milhão da Assembleia em 2009. Na função de primeiro secretário, teria assinado 123 cheques à empresa de fachada. Este processo está parado no Tribunal de Justiça, sob pedido de vista do desembargador José Zuquim. Os desembargadores Pedro Sakamoto e Rondon Bassil votaram pela absolvição do deputado. Esta, entretanto, é apenas uma das centenas de ações originadas da Arca de Noé.
Para Janaina, o governador protege os aliados e ataca os adversários. “Que o governador seja tão homem quanto meu pai a assumir publicamente que ele não tem condições de fazer uma gestão boa o suficiente para a população. Ele vai passar a gestão inteira olhando para trás”, sustenta.
A deputada aconselha ainda que o governador, ao invés de se preocupar com ex-bicheiro José Arcanjo ou com seu pai, deveria solucionar os problemas da saúde, “e o restante das mazelas que está deixando no Estado”.
Fonte: RD News