Header Ads

PREFEITURA: Comitê se reúne para definir ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Rosário Oeste

PMR_7478Em uma reunião que aconteceu no Gabinete do Prefeito João Balbino na tarde desta segunda feira (23/10), foram definidas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti no município de Rosário Oeste.

Estiveram presentes na reunião o Prefeito João Balbino, a Vice-Prefeita Tânia Conrado, a Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar Ten. Cel. Regina, a Coordenadora Estadual de Educação no município, os secretários municipais de Saúde, infraestrutura e Educação, os chefes dos setores de Vigilância Sanitária e de Vigilância Ambiental, representantes do Conselho Municipal de Saúde e Diretores e Professores das Escolas Municipais e Estaduais do Município.

Na reunião foram apresentados os números do LIRAa que é o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti. O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença. A Secretaria Municipal de Saúde de Rosário Oeste realiza o levantamento 6 vezes ao ano, nos meses de janeiro, março, maio, julho, setembro e novembro cujos números apresentamos abaixo.

Lembrando que o Percentual ideal preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1% e Rosário Oeste está bem longe disso, sendo considerada como cidade que deverá estar em alerta contra as três principais doenças causadas pelo mosquito: Dengue, Zika e Chikungunya.

Também durante a reunião foi levantado através de pesquisa que a população, mesmo sabendo dos riscos da contração de Doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, tem certa resistência em manter os quintais e lotes limpos durante o período chuvoso, que é quando o mosquito se prolifera.

O Prefeito João Balbino e a Assessoria Jurídica da Prefeitura lembraram os artigos 267 e 268 do Código Penal que podem resultar em prisão e multa para quem contribuir para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e as doenças causadas pelo inseto.

Veja:

Art 267Art 268

Também existe a Lei Municipal 1.260/2011 que foi aprovada pela Prefeitura e pela Câmara Municipal sobre o assunto. VEJA AQUI.

Durante a reunião ficou definido que a Prefeitura de Rosário Oeste através das suas secretarias e setores em parceria com as Escolas da Rede Municipal e Estadual de Educação e o apoio da Polícia Militar irão realizar campanhas e projetos de combate ao mosquito Aedes Aegypti no município de Rosário Oeste começando no dia 06/11/2017 que será o dia do pontapé inicial dos trabalhos.

Ficou definido também que a campanha municipal de combate a dengue deverá envolver todas as pessoas do município, sejam entes da Prefeitura Municipal, das Escolas e da comunidade em geral.

VEJA ABAIXO AS FOTOS DA REUNIÃO:

PMR_7477PMR_7472PMR_7473PMR_7474PMR_7475PMR_7476

Redação de Manoel Netto

Tecnologia do Blogger.