MT 010: Prefeitura e Governo divergem sobre desvios e obra é embargada
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá embargou a obra da trincheira entre as rodovias Helder Cândia (MT-010) e Emanuel Pinheiro (MT-251).
Em nota enviada nesta terça-feira (31), a Semob afirma que “não autorizou as rotas alternativas sugeridas pela Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado (Sinfra), durante as obras da construção da trincheira”.
As vias foram interditadas no entroncamento entre as rodovias na manhã desta terça-feira.
O embargo se deu em razão do não-cumprimento de uma solicitação de serviços. De acordo com o decreto número 6212, assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) no dia 02 de janeiro de 2017, os procedimentos para a realização de obras, serviços de engenharia e outras intervenções em Cuiabá estão submetidos a medidas disciplinares por parte do Munícipio.
Um documento foi enviado à Sinfra solicitando a pavimentação de trechos que estão sendo utilizados nos desvios, assim como realização de sinalização, abertura de canteiro, entre outras medidas de segurança para a população. E a medida não foi cumprida por parte do Governo Estadual (Confira fac-simile abaixo).
"[...] Ressaltamos que a autorização desta Secretaria de Mobilidade Urbana para a a liberação das interdições solicitadas pela Sinfra fica condicionada à conclusão dos itens referente à pavimentação/sinalização mencionados anteriormente", diz trecho.
O documento, enviado à Sinfra no dia 25 de setembro, condiciona o início da interdição às mudanças programadas. Ele é assinado pela secretária interina da Semob, Luciana Zamproni.
O secretário de Mobilidade Urbana, Antenor de Figueiredo, fiscalizando as obras
A reportagem do MidiaNews foi até as obras nesta manhã, e encontrou o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor de Figueiredo. Entretanto, ele não quis falar com a reportagem.
A interdição deve durar um ano e, de acordo com o Governo, é necessária para o avanço das escavações para construção da trincheira.
A obra está orçada em pouco mais de R$ 20 milhões e a duplicação em aproximadamente R$ 30 milhões dentro do programa Pró-Estradas, do Governo Estadual.
Transtorno
Motoristas desavisados que seguiam para Chapada dos Guimarães (72km de Cuiabá) e o Distrito da Guia se surpreenderam com os desvios e reclamaram da má sinalização.
O empresário Vamir Vargas, que seguia para Campo Verde (137 km de Cuiabá), reclamou da falta de sinalização. “Agora estamos perdidos e vamos ter que fazer o desvios que mal conhecemos”, afirmou.
O caminhoneiro Joelson Alexandre Vieira levava duas caçambas de entulhos para o Lixão de Cuiabá e também se perdeu. “Faço esse percurso todo dia. Agora, vou ter que contornar por dentro da cidade, com 10 toneladas de entulho”, disse.
A reportagem fez o caminho dos desvios e, apesar de haver sinalização, o caminho pode trazer confusão, especialmente para quem sai da Miguel Sutil.
O desvio tem início em na rua D, que anteriormente era contramão, o que deixou o condutor confuso.
A rua estreita gera problema logo à frente, onde, em momentos de fluxo intenso, é necessário o auxilio de fiscais da Semob (amarelinhos).
Segundo o amarelinho, há ainda a dificuldade em redirecionar carretas e ônibus grandes. “Não há sinalização proibindo esses veículos nos desvios. Então nós temos que redirecionar os motoristas para um desvio adequado”, relatou.
Para quem vai para o Atacadão na MT-251, policiais rodoviários estaduais e um trabalhador do próprio mercado estão orientando a entrada no local.
Veja o mapa com os desvios:
Rotas
Estrada Chapada dos Guimarães
Para quem está trafegando pela Avenida do CPA, existem duas opções para ter acesso à Estrada da Chapada:
- Utilizar a Avenida do INPE (entrada próximo à 13ª Brigada de Infantaria do Exército), passando pelo bairro Jardim Vitória, até chegar à MT-251.
- Virar na Avenida José Estevão Torquato da Silva (perto do Batalhão da Polícia Militar) e seguir até o trevo da Fundação Bradesco.
Moradores dos condomínios às margens da Estrada da Chapada:
- Usar a Avenida do INPE, ou a Avenida que corta o Jardim Vitória ou seguir as vias alternativas por dentro do bairro Residencial Paiaguás.
- Pegar o acesso criado próximo à Fundação Bradesco para dirigir por dentro dos Florais e chegar até a Estrada da Guia.
Servidores públicos do Governo
- O motorista que sai do Centro Político Administrativo (CPA) rumo à Estrada da Chapada deve seguir pelo Residencial Paiaguás ou pela Avenida do Inpe, que tem acesso perto do Fórum de Cuiabá.
Chegando de viagem pela MT-251
- Acesso à Miguel Sutil pode ser pelo Rodoanel que está passando por obras do DNIT.
- Acesso à Av. do CPA pode ser virando próximo à Fundação Bradesco pelo bairro Jardim Vitória
Para quem está chegando à capital trafegando pela MT-010, vindo da região Médio-Norte, a melhor alternativa é entrar no Rodoanel, passando pela Av. Antártica, até chegar à Av. Miguel Sutil.
- O Rodoanel também pode ser utilizado pelo motorista que trafega pela Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251). O Dnit realiza uma obra neste momento no Rodoanel, portanto o motorista deve ficar atento.
Estrada da Guia
- Os moradores que moram perto da MT-010 podem usar uma rota construída próximo ao colégio Plural, passando por dentro do bairro Despraiado. A rota ligará a MT-010 até a Av. República do Líbano ou até a Av. Miguel Sutil.
- No acesso que liga a Avenida República do Líbano à Estrada da Guia, o desvio também será feito por dentro do bairro Despraiado.
- O motorista que sai do Centro Político Administrativo (CPA) rumo à MT-010 deve seguir pelo bairro Despraiado.
- A população também pode utilizar o acesso entre a Estrada da Guia e a Estrada da Chapada, passando pela via que corta a região dos Florais, e chegando até próximo a Fundação Bradesco.
- O acesso que liga a Avenida República do Líbano à Estrada da Chapada, o desvio será feito pelo bairro Residencial Paiaguás
- A Sinfra manterá acesso local aos empreendimentos da região, como escolas, mercados e outros.
Confira fac-símile do documento enviado pela Prefeitura ao Governo
fac-simile
fac-simile