Header Ads

DISTRITO DA GUIA: Moradores denunciam série de envenenamentos de cães e gatos

cc236a2d585e08fecb38bbb82e7f7f66Morador do Morro do Urubu, região de chácaras do Distrito da Guia, registrou boletim de ocorrência policial, na última sexta-feira (27), na Capital, após série de envenenamentos de cães e gatos. No período de 2 semanas, morreram da mesma forma 7 cães e 2 gatos.

A suspeita é a de que um criador de ovelhas, com residência na zona urbana, seja o autor dos crimes. Isso porque já havia manifestado insatisfação com animais soltos e que estariam "correndo atrás" da criação dele.

O fato é que a série de envenenamentos causou uma tristeza no Morro do Urubu, porque os moradores criam cachorros principalmente por medida de segurança mas também têm afeto por eles.

O morador que registrou boletim policial, por exemplo, perdeu 4 cães. A última que morreu foi a Julie. No mesmo dia, morreram também Príncipe e Princesa e no dia 15 foi a vez de Fumaça. "Tenho 2 filhas de 6 e 4 anos que gostavam de brincar com eles, elas estão tristes, estamos todos tristes, chorando", lamenta o homem, que não quis que publicasse o nome, por medo de represálias.

"Se estão fazendo essa malvadeza com com os bichos, podem fazer o que comigo?" - questiona.

Segundo ele, os animais morrem com o corpo corroído, perdem a força para andar e caem próximo à residência do suspeito. Um deles chegou a morrer lá dentro.

Os outros cães que morreram são de uma comerciante e de um senhor idoso, que também ficou sentido com a perda do "amigo" de estimação.

A legislação proíbe o envenenamento de cães e gatos. Isso é crime. O responsável por este tipo de prática cruel, se confirmado, pode ser enquadrado em crimes previstos nos artigos 64 da Lei 3688/41 e 32 da Lei 9605/98.

A Lei 9605 dá status de crime “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena prevista é detenção de 3 meses a 1 ano e multa.

A venda do veneno chumbinho - um dos mais usados em envenenamentos - também é crime contra a saúde pública previsto em artigo 273 do Código Penal. Mesmo assim, a maioria dos cães e gatos que têm mortes violentas são envenenados ou, em segundo lugar, atropelados.

Os sintomas mais comuns nas intoxicações por venenos em cães e gatos são quadros convulsivos, apatia, salivação excessiva, vômitos, além de tremores musculares ou fraqueza. O animal pode não conseguir ficar de pé, apresenta sangue na urina e ou diarreia.

FONTE: GAZETA DIGITAL

Tecnologia do Blogger.