Peão cuiabano que desmaiou em Barretos se recupera e fica entre os melhores do rodeio
“Não foi traumatismo craniano, foi apenas uma convulsão”. A explicação é do peão cuiabano Ricardo Larroyed, que é competidor na modalidade "bareback" e acabou desmaiando na arena do maior rodeio da America Latina, em Barretos, após cair da égua Bad Angel, da companhia Pro Horse. O acidente ocorreu na sexta-feira (28) e, após vários exames, ele foi liberado para montar novamente no sábado, classificando-se em terceiro lugar no domingo.
Peão cuiabano conseguiu se manter sobre a égua pelos 8 segundos, mas caiu no final e teve que ser hospitalizado
Sempre carregando o nome de Cuiabá por onde passa, Larroyed deu um susto nos amigos que estavam na festa e nos familiares que aqui ficaram. Jornais e sites de São Paulo noticiaram que a queda do peão resultou em um traumatismo craniano.
“Montei a égua mais dura do Brasil, tanto no bareback como no cutiano. Após o tempo final de 8 segundos minha mão escapou da alça inesperadamente e fui de encontro ao chão de forma brusca de rosto na areia. Eu tive uma convulsão e fui levado para o Hospital de Barretos, onde fiquei 12 horas em observação. Fiz todos os exames neurológicos e não constou nenhuma lesão. Sendo assim, estava apto a montar na final no domingo, onde fui sorteado na égua 'Texas Indian', da Pro Horse, e com o resultado fiquei em terceiro colocado no geral”, explicou o competidor ao site HiperNotícias.
Com 38 anos de vida e montando cavalos há 19 anos, o competidor estava acompanhado de outros dois cuiabanos: Luis Américo e Breno Rocha. Os três são ranqueados pela liga nacional e conseguiram mais uma vez disputar o rodeio internacional de Barretos. Luiz e Breno não conseguiram nota suficiente para montar na final, porém Cuiabá foi representado. Breno, que também se lesionou, passa bem e já está em casa com a família.
Após 12 horas de observação, Ricardo deixou o hospital e voltou para competir no sábado e no domingo, classificando-se em terceiro lugar
Para quem não conhece, a montaria em 'bareback' é bastante diferente dos outros estilos de montaria em cavalo que são 'sela americana' e 'cutiano'. Em primeiro lugar, por que não existe uma sela propriamente dita, daí o nome 'bareback', que significa 'em pêlo'. Também não há estribo (alos de ferro onde se coloca os pés), a posição do cowboy é praticamente deitado sobre o dorso do animal e as rosetas devem ser tocadas na região da paleta do animal, em direção à alça do 'bareback'. O cowboy tem que se segurar em uma alça de couro que é presa na região da cernelha do cavalo. Para as notas, os juízes consideram o estilo do cowboy, o grau de dificuldade imposto pelo animal e as demais regras que regem a montaria.
Vale ressaltar que, em 2011, um mato-grossense foi campeão de Barretos. Juberto Morales Lima, 24 anos, venceu o 19º Barretos International Rodeo. Na época, ele embolsou R$ 100 mil e ficou conhecido nacionalmente por não ter ideia de como gastar a bolada.