Header Ads

Maluf mantém candidatura a presidência da AL e busca aliança com Janaína na 1ª secretaria

8bd0acd6967f9187cc22220ecd112d0e

O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) acredita que o eventual apoio do governador eleito Mauro Mendes (DEM) ao deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) na disputa à presidência da Assembleia Legislativa não deve atrapalhar seus planos de tentar comandar a Mesa Diretora. Segundo Maluf, o futuro chefe do Executivo não vota e, por isso, “não pode interferir no pleito interno”.

Maluf, que confirmou estar na disputa da presidência, descartou qualquer possibilidade de recuo. Além disso, ele garante que não tem pretensões de concorrer à vaga de primeiro secretário, como propagado pela deputada estadual Janaína Riva (MDB), que também pleiteia o 2º cargo mais importante da Mesa Diretora.  "Minha candidatura à presidência está firme sim. Tenho conversado com meus colegas. Então, a minha ideia é formar um grupo. Primeiro, angariar apoio daqueles que tenham os mesmos princípios que a gente quer ter no poder legislativo”, destacou o tucano em entrevista a Rádio Capital FM nesta terça-feira.

O atual 1º secretário da Mesa Diretora explica que sabe do potencial de Janaina Riva e de Botelho. Sobre o democrata, ele lembra que o fato de ter o apoio de Mendes não tem poder sobre a eleição da Mesa Diretora.

O tucano ainda analisa que, caso exista algum fator de influência, são os 24 deputados eleitos que votam no processo interno do legislativo. “Sei que existe uma afinidade partidária, mas eu não vi nenhuma fala neste sentindo que o Botelho é o candidato dele (Mauro). Mas a hora que ele se pronunciar, nós vamos entender essa situação. Isso também não afasta minha candidatura, porque o Mauro tem suas preferências, mas quem estiver na frente tem que ter o apoio dos deputados. Não basta ter o apoio do governador porque o governador não vota. Pode até influenciar, mas não vota”.

No caso da emedebista, ele explica que ainda deve conversar para uma provável composição para formação de uma chapa. “Eu vou compor este grupo e agora se eu tiver voto para presidente ótimo. Se não tiver, paciência. Mas, não descarto de forma alguma a questão presidente. A deputada Janaina é uma pessoa preparada para qualquer um dos cargos. Tenho conversado com ela para a gente construir uma composição, mas ainda não tem nada fechado”, colocou.

Porém, o parlamentar tucano avalia que não tem pressa nas articulações, pois, com a experiência de quem vai para o quarto mandato na Assembleia, acredita que a composição será fechada às vésperas do pleito, marcado para o dia 1º de fevereiro. “Eu não tenho preocupação de quem apoia quem nesta fase do campeonato. Está começando o jogo ainda. Eu tenho um tempinho de parlamento. Essas discussões só serão concluídas dois dias antes da eleição da Mesa”, explanou.

Fonte: LARISSA MALHEIROS – folha max

Tecnologia do Blogger.