Header Ads

JANAÍNA: “Botelho se consolidou como candidato único à presidência da AL”

e66ef049284d49294d737504fd956117

MIDIA NEWS

Deputada disputa Primeira Secretaria com Guilherme Maluf e diz que há outros espaços para tucano

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou que o atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), se consolidou como o único candidato ao comando da próxima Mesa Diretora.

A eleição está marcada para 1º de fevereiro, quando os eleitos e reeleitos tomam posse para a 19ª Legislatura. A nova diretoria será responsável pelo biênio 2019/2020.

“Acredito que o Botelho já tenha se consolidado como candidato único à presidência da Casa. Ninguém tem unanimidade, mas já existe entendimento dos parlamentares de que seria importante que ele permanecesse como presidente neste momento de transição que a Casa vai viver”, disse.

No mês passado, quando ainda se iniciava a discussão pelo comando da Casa, Botelho informou ter o apoio de oito colegas. O número, entretanto, já é maior.

“Vamos receber 14 deputados novos. Vamos viver uma transição e por isso há esse entendimento em relação ao nome do Botelho”, explicou Janaina.

Por conta disso, a deputada já trabalha a possibilidade de disputar a Primeira Secretaria.

“Estamos trabalhando com os deputados uma indicação à Primeira Secretaria da Casa. Sendo o Botelho candidato a presidente, a composição seria com ele. Agora é trabalhar com os deputados a indicação de cada um. Acredito que não existe forma mais democrática que o apoio da maioria. Vou trabalhar o apoio da maioria para indicação à primeira-secretaria”, afirmou.

Disputa com tucano

Outro que busca a Primeira Secretaria é o deputado Guilherme Maluf (PSDB). Ele já ocupa o cargo na atual Mesa Diretora.

Janaina disse estar trabalhando para que haja alternância de poder nesse caso.

“Já conversei várias vezes com o deputado Maluf. É claro que em um primeiro momento ele não vai recuar, mas faz parte de um processo natural. Não tem inimizades aqui dentro, o que existe é o desejo de mudar. Alguns dos deputados mais entusiasmados defendem que tenha uma participação feminina, nunca aconteceu na história da Casa”, disse.

“E agora, sendo a mais votada, há essa oportunidade. Eu tenho tentado trabalhar isso com o Guilherme, até porque ele pode não participar agora, mas pode daqui a dois anos. Eu sei que ele já pleiteou uma vaga no Tribunal de Contas. Então, há muitos espaços aqui”, completou.

Tecnologia do Blogger.