A Politica é você quem faz!
Por Max Campos:
"Odeio política", quem nunca ouviu essa frase? Muitas pessoas não têm consciência de que a política não apenas influencia diretamente em nossas vidas, como também a vivenciamos a todo o momento.
Política é a ciência que organiza os estados e nações, que regula assuntos relacionados à sociedade a qual estamos inseridos para oferecer condições que atendam a necessidade em prol de todos. Nesse sentido, elegem-se líderes que possam conduzir, de maneira eficaz, esses processos, que são os nossos governantes.
A política está presente em tudo o que fazemos, até na água que chega às nossas casas, pois se não fossem as políticas públicas, por exemplo, a água não chegaria até nós.
Política engloba muitas questões do nosso dia a dia, pois estamos inseridos nas políticas educacionais, profissionais, sociais, assistenciais, entre outras. Estamos rodeados por ela, sem ela não teríamos direito à moradia, à educação, ao lazer, ao voto, entre outras tantas coisas que fazem parte do nosso cotidiano.
Quando escutamos alguém dizer que "odeia política" ou "não discute sobre política", é porque não se sabe a dimensão que ela engloba, muitas vezes são por questões pontuais oriundas de governos que não favoreceram a sociedade como deveriam, que não ofereceram ações efetivas de desenvolvimento da população. Deixando com que muitas pessoas fiquem alheias nos períodos eleitorais.
Estamos em época de eleição, e muitos brasileiros rejeitam o direito de escolher e de votar, muitos dizem ainda que políticos não prestam e que são todos iguais. Mas se você tem o poder do voto, por que não fazer valer seu direito e escolher aquele que melhor lhe representa?
É preciso entender que, um candidato, ao ser eleito, é fruto de um voto conjunto de toda uma população e, que você, ao decidir negar o seu direito ao voto, está desperdiçando a chance de fazer valer o seu direito e eleger um candidato que realmente represente seus anseios e busque melhorias que favoreçam não só você, como sua família, sua comunidade, seu estado e, principalmente, o seu país.
Por que ao invés de desligar a TV no horário eleitoral, ou mudar de canal na hora do debate, você não se dá a oportunidade de ouvir o que os candidatos ao governo têm a dizer?
Busque entender quais são os projetos de cada um, no sentido de oferecer qualidade de vida e desenvolvimento à população. Avalie as propostas, identifique o candidato que melhor se encaixe dentro do que você busca de melhoria para a vida da população como um todo e, principalmente, certifique-se de que seja um candidato que efetivamente cumpra com suas propostas de melhoria.
Estamos em ano de eleição e essa é uma ótima oportunidade para refletir o quão importante sua escolha é para você e para a sociedade.
Voto não é apenas uma obrigação, é um direito seu, um processo de decisão que contribui para boas práticas de gestão pública. Afinal, política é algo que você vive no dia a dia.
Afinal você quer um País melhor não?
Quer que o Estado de Mato Grosso deixe de ser noticiário de alvo de operações policiais voltadas à corrupção?
Seu voto tem sim importância!
Não delegue a terceiros o futuro de seu Estado. Exerça o seu direito.
Max Campos é Servidor Público Estadual Militante politico jovem e Pré-Candidato a Deputado Federal.