Assentados esperavam títulos definitivos de terras há 22 anos
Uma conquista. Foi assim que assentados do Distrito de Jangada do Roncador, localizado cerca de 90 quilômetros do município de Chapada dos Guimarães (64 km de Cuiabá), definiram a entrega de 115 títulos definitivos de regularização fundiária rural há 22 anos.
O ato de entrega foi realizado nesta terça-feira (26.06) pelo governador Pedro Taques, no assentamento. Em 2017, outros 40 títulos já tinham sido entregues aos moradores da região, totalizando 155 imóveis rurais regularizados no distrito.
Para o presidente da Associação de Assentados do Distrito de Jangada do Roncador, Domingos Anselmo Rozin, o Governo está cumprindo a palavra dada às 252 famílias que vivem na localidade.
“A comunidade existe desde 1996 e vivemos basicamente, da agricultura familiar, da produção de leite e da piscicultura. O assentamento vem crescendo ao longo desses anos e, com o título da terra, teremos acesso aos créditos rurais e as produções poderão crescer ainda mais, trazendo ainda mais desenvolvimento à região”, contou Rozin.
Ao todo, foram entregues 155 títulos definitivos de terras, porém, por problemas na documentação, cerca de 90 famílias ficaram sem a regularização. No entanto, o presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Demilson Nogueira, informou que servidores da autarquia atenderão os moradores para que a documentação possa ser regularizada.
“A determinação do governador Pedro Taques é de que todos os assentados do Distrito de Jangada do Roncador recebam os títulos. Por isso, alguns servidores trabalharão aqui nos próximos dias, para atender aos moradores e resolver a situação”, explicou Nogueira.
O funcionário público Manoel Bernardino, de 67 anos, recebeu o título definitivo e contou que está se aposentando, mas quer continuar trabalhando, desta vez com a terra e a agricultura. Ele foi um dos primeiros assentados na região.
“Para mim, este título representa a conquista de uma luta de mais de 20 anos. Agora, estou avaliando pegar uma linha de crédito para investir na agricultura orgânica. Quero continuar trabalhando, mesmo depois da aposentadoria”, afirmou.
O governador Pedro Taques lembrou que o distrito faz parte dos 131 assentamentos, em todo o Estado, que sofreram com a morosidade nos processos de regularização fundiária por mais de 30 anos no Intermat.
“Um dos momentos de maior alegria é entregar o título para aqueles que moram em determinado terreno ou imóvel. Melhor presente. Este título significa a liberdade, a carta de alforria, significa que a terra é sua. Nem a chuva, nem o vento, nem a polícia vai poder entrar, porque esta casa é sua, este imóvel é seu. Esta é a maior alegria de um governador: governar para aqueles que mais precisam”, concluiu Taques.
A meta do Governo de Mato Grosso é entregar 90 mil títulos urbanos e 15 mil títulos para assentamentos, até o final de 2018.