Trecho entre Várzea Grande e Rosário Oeste registrou 21% das mortes na BR-163 do último ano
Cerca de 21% de todas as mortes na BR-163 emMato Grosso foram registradas nos 108 quilômetros entre Várzea Grande e Rosário Oeste. Desde o início das operações do Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU) na BR-163, em setembro de 2014, até o fim de julho deste ano, foram 24 óbitos neste trecho da rodovia, considerado um dos pontos mais críticos de todo o segmento concedido, entre a divisa com o Mato Grosso do Sul e Sinop.
Foram registrados ao todo 318 acidentes, sendo 16 fatais. Este número é mais que o dobro se comparado com um trecho de mesmo tamanho já recuperado da via, entre a divisa com Mato Grosso do Sul e Rondonópolis, que teve 140 acidentes no mesmo período. “As condições do pavimento neste segmento, aliadas à falta de sinalização e trabalhos de conserva foram determinantes para o alto índice de acidentes”, comenta o diretor de Operações da Concessionária, Fábio Abritta.
Na última quarta-feira (26), a Rota do Oeste recebeu da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a autorização para realizar melhorias neste trecho. Desde então, uma força-tarefa é executada na região para garantir que todos os buracos no pavimento entre Várzea Grande e Rondonópolis sejam eliminados antes do início da arrecadação nas praças de pedágio, previsto para a 0h do dia 6 de setembro. Após isso, a Concessionária inicia os trabalhos de recuperação profunda, que darão à pista a mesma qualidade dos trechos onde a Concessionária já atuou na BR-163. “A expectativa é que os trabalhos colaborem para que este índice seja reduzido nos próximos meses”, destaca Abritta.
Em pouco tempo, a BR-364 entre Várzea Grande e Rosário Oeste poderá seguir os mesmos passos de outro segmento delicado: a rodovia dos Imigrantes. Após a conclusão dos trabalhos iniciais na via, em dezembro de 2014, o Centro de Controle Operacional (CCO) da Rota do Oeste registrou uma redução de 50% nos óbitos comparado ao período de setembro a dezembro do ano anterior, totalizando três mortes entre janeiro e abril de 2015. A partir de maio, nenhum outro acidente fatal aconteceu na região. “Outro fator que colaborou com a redução nos óbitos foi o início dos serviços operacionais que disponibilizam atendimento médico de urgência 24 horas por dia no trecho”.
O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso, Arthur Nogueira, ressalta que as intervenções na rodovia dos Imigrantes também contribuíram para a melhoria nos trabalhos de fiscalização da instituição. “A nova sinalização na rodovia dá mais segurança aos motoristas e a qualidade no pavimento colaborou com as rondas da PRF e também dos veículos de inspeção da Rota do Oeste. No que diz respeito às fiscalizações, temos agido pontualmente para mitigar as ocorrências de ultrapassagens indevidas e, por meio dos etilômetros, no combate à embriaguez ao volante”.
Várzea Grande a Rosário Oeste
As obras no trecho de 108 quilômetros entre Várzea Grande e Rosário Oeste estavam inicialmente sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Por entender que o segmento necessitava de intervenções rápidas, a ANTT autorizou o repasse da responsabilidade para a Rota do Oeste.
Além da recuperação no pavimento e conservação, a Concessionária também será responsável pela duplicação via.
Por CenárioMT