Revelado motivo da globo nunca demitir o Faustão
No domingo de 26/08/2015 o Domingão do Faustão completou 26 anos no ar. Já foram exibidos mais de 1500 episódios, é uma das atrações mais longevas em seis décadas de TV no Brasil.
Fausto Silva é o apresentador mais poderoso da Globo. Possui autonomia total na realização de seu programa: define pautas, contrata e demite profissionais, fecha ele mesmo os acordos milionários de publicidade. Considerado exímio nos negócios, Faustão tem o maior salário entre os artistas da emissora. Em meses com mais ações de merchandising chega a receber 5 milhões de reais. Está entre os mais bem pagos do planeta.
Uma comparação de valores: o apresentador melhor remunerado da televisão portuguesa, Manuel Luis Goucha, que comanda um talk-show e apresenta a versão local do MasterChef no canal TVI, fatura mensalmente ‘apenas’ 60 mil euros, aproximadamente 190 mil reais — 26 vezes menos que Faustão.
Vamos à TV americana: Fausto Silva está no mesmo páreo que David Letterman, do Late Show, em relação aos ganhos anuais, somando salário e cachês de publicidade. A maioria dos apresentadores não se envolve com a produção de seu programa, limitando-se à atuação na frente das câmeras.
Faustão gosta de ser também um homem de bastidores. Tem controle absoluto sobre os detalhes da engrenagem que faz o Domingão acontecer. Inclusive os contratos milionários de anúncios e merchans, acertados entre o apresentador e seus interlocutores (donos e presidentes de empresas, diretores de marketing, publicitários) nas mesas de alguns dos melhores restaurantes de São Paulo.
Todas ás vezes que aceita ser garoto propaganda de alguma marca ou produto, ele estuda muito, se junta com o departamento de marketing das empresas e escreve próprio roteiro, dá ideias de campanhas e cria as frases de efeito que ele sabe que irão ficar na cabeça do público. (Ele não precisava fazer isso se quisesse, o seu texto já chegaria pronto em suas mãos e não teria trabalho nenhum)
Sabe a JAC Motors? Essa foi uma das empresas que contratou o testemunhal do Faustão no Domingão.
Resultado; Os consumidores entram nas concessionárias da marca pedindo o carro do Faustão ou o “completão”, bordão criado pelo apresentador para o modelo J3. Segundo Sérgio Amado, da agência de publicidade responsável pela JAC, “sem o Faustão, o caminho da marca seria mais difícil e mais caro”.
Sabe quanto custa um comercial de apenas 30 segundos no “Domingão”?
Somente… R$ 250 mil. Mas se esse anúncio for feito em forma de merchandising no palco do programa, o valor pode chegar a R$ 1 milhão. Na Globo, há quem afirme que Faustão representa 7% do faturamento da rede, o que daria quase R$ 1 bilhão por ano.
Com estes números e resultados ficam evidentes as razões que fizeram Faustão se tornar um intocável na Globo Fica aí uma dica para sua jornada profissional : Mais importante que o que falam de você é o que o seu trabalho diz sobre você.
Fontes consultadas: Famosos & Empreendedores / Sala de TV