Header Ads

José Riva, Janete e Janaína viajam para o Rio de Janeiro

TJ ainda não recebeu justificativa de viagem do ex-parlamentar que cumpre medidas restritivas em processo criminalO ex-deputado José Geraldo Riva (PSD) foi visto no aeroporto Juscelino Kubitschek de Brasília no Distrito Federal, com esposa Janete Riva e a deputada Janete Riva (PSD). O ex-parlamentar viajou no voo 1529, da empresa comercial GOL, partiu do aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, às 5h29min e chegou as 8h (horário local). Conforme fonte do jornal Circuito Mato Grosso, Janete andava com o auxilio de uma muleta e precisou subir a aeronave com o auxilio de uma cadeira de rodas. Por telefone o político disse que está na capital carioca acompamnhdo sua esposa.

José Riva é investigado em vários processos de lavagem de dinheiro e improbidade administrativa. Em um dos casos, deflagrado pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), Riva ainda possui medidas restritivas com a justiça de Mato Grosso. Uma delas é notificar a 7ª Vara Criminal de Cuiabá, quando precisar realizar uma viagem.

Conforme a assessoria da Corregedoria do Tribunal de Justiça, o ex-parlamentar viaja com certa frequência e que avisa o TJMT no dia de seu embarque. No caso desta viagem até o momento do fechamento desta matéria (16h50min), a corregedoria não havia recebido a notificação sobre o deslocamento do investigado. Contudo por telefone, Riva garantiu que a comunicação foi feita ao Tribunal de Justiça.

A redação do Jornal Circuito Mato Grosso tentou entrar em contato com os telefones de Riva e de seus advogados, Valber Melo e Rodrigo Mudrovitsch, mas não conseguiu obter uma resposta. 

A restrição sobre eventuais saídas de Riva de Cuiabá, foi flexibilizada pela Juíza Selma arruda, ele apenas precisa notifica a justiça. Foram mantidas as restrições que o impedem de entrar na Assembleia Legislativa e manter contato com os outros 14 réus na ação criminal em que é acusado de comandar um esquema que teria desviado R$ 62 milhões dos cofres públicos do Legislativo entre os anos de 2005 e 2009.

Desvios na AL 

O Grupo Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) desvendou o esquema de desvio de dinheiro público na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O ex-deputado Jose Riva (PSD), que deteve mandato por 20 anos, chegando a ocupar os cargos de secretário e presidente do parlamento, é apontado como líder da organização que teria desviado mais de R$ 60 milhões dos cofres públicos com falsas aquisições envolvendo cinco empresas do ramo de papelaria, todas de “fachada”. 

Consta na denúncia, que a organização criminosa fraudou, nos últimos anos, a execução de contratos licitatórios na modalidade carta convite, pregão presencial e concorrência pública, visando a aquisição simulada de material de expediente, de consumo e artigos de informática. Durante as investigações, foi constatado que os materiais adquiridos não foram entregues, embora servidores tenham atestado as notas de recebimento e a Assembleia Legislativa tenha efetuado os pagamentos.

Ulisses Lalio - circuitomt

Tecnologia do Blogger.