Header Ads

Governo garante verbas e anuncia prioridade para a duplicação da BR 163 em Mato Grosso

000 O Governo Federal informou nesta quarta-feira (17), a decisão de que a conclusão das obras de duplicação da BR 163 entre Cuiabá e Rondonópolis e no Estado do Pará, terão prioridade. A confirmação foi dada pelo senador Wellington Fagundes (PR/MT), que destacou o trabalho da ministra Kátia Abreu e a articulação dos ministros Antônio Carlos Rodrigues (Transportes), Nelson Barbosa (Planejamento), Joaquim Levy (Fazenda), e Aloizio Mercadante (Casa Civil).

"Esta é uma reivindicação que o senador Blairo Maggi eu temos feito há muito tempo. Por diversas vezes mostramos para a classe ministerial a caótica situação vivida nas estradas de Mato Grosso, que registram altíssimos índices de acidentes, e tivemos apoio de diversas pastas. E quero destacar em particular o apoio da ministra Kátia Abreu, que conhece as dificuldades enfrentadas em Mato Grosso, principalmente no escoamento da produção de grãos", pontuou o parlamentar.

Wellington destacou ainda que o Governo Federal deu a garantia de pagamento para que as frentes de trabalho toquem as obras em ritmo acelerado. "As três empresas, que detêm o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá, poderão trabalhar 24h por dia. Todos os recursos para a realização das obras serão antecipados pelo Banco do Brasil. As taxas de juros serão negociadas diretamente entre o banco e as construtoras e a garantia de pagamento será dada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)".

Tendo em vista que as empresas passam por dificuldades para efetuarem os pagamentos, e consequentemente têm reduzido o ritmo das obras, a notícia traz otimismo aos parlamentares mato-grossenses. "Esta é a principal via de escoamento da produção agrícola do Estado e é a responsável pela ligação das regiões Norte e Sul do país. Estamos confiantes que em breve teremos uma rodovia segura e com qualidade para os usuários", pontuou Wellington.
O período de seca em Mato Grosso deve durar mais quatro meses e, com a garantia dada pelo Governo, as construtoras deverão acelerar o ritmo de trabalho para entregar a duplicação.

Por Nortão Notícias

Tecnologia do Blogger.