Header Ads

Diretor do DAE de Rosário Oeste fala sobre as dificuldades e melhorias que estão sendo feitas no setor

Estivemos com o Diretor do Departamento de Água e Esgoto de Rosário Oeste Roldão Oliveira na manhã desta terça-feira (15/09) onde ele falou sobre as dificuldades e melhorias que estão sendo feitas atualmente do DAE para reestabelecer o Sistema de abastecimento de água em nossa cidade.

Placa de Inauguração do DAERoldão explicou que o sistema de tratamento de água em Rosário Oeste foi introduzido em nossa cidade em abril de 1969 através da extinta SANEMAT e com ela, algumas obras de melhoria foram implantadas: duas Estações de Tratamento de Água (ETAs) e duas caixas de reservatório com capacidade de 800.000L. Com a extinção da SANEMAT, estes serviços foram incorporados ao patrimônio publico municipal e essa absorção foi feita pela então criada S.A.A.E - Sistema Autônomo de Água e Esgoto através da Lei 898/2002.

DAE Antigo (6)  DAE Antigo (1)  DAE Antigo (2)  DAE Antigo (3)  DAE Antigo (4)  DAE Antigo (5)

Fotos históricas do Departamento de Àgua de Rosário Oeste – Clique para ampliar

Em dezembro de 2007, através da lei nº 1.096 foi criado o Departamento de Água e Esgoto de Rosário Oeste (DAE) e neste período de transição poucos investimentos foram realizados no setor. A partir desse período a cidade cresceu e o sistema de tratamento e abastecimento de água não acompanhou esta evolução.

No ano de 2007 tanto o setor de capacitação como a estação de tratamento “ETA” estavam em estado critico de conservação. Foi então feito um projeto através do PAC 01 (“Programa de Aceleração de Crescimento” do Governo Federal – FUNASA) para que fossem restauradas as ETAs e construído um novo sistema de captação, com nova adutora e novos equipamentos. O projeto foi aprovado e deu origem ao convênio 126/2007. O recurso foi liberado e a obra teve seu inicio no ano de 2010.

Infelizmente, no decorrer dos trabalhos foram detectados equívocos no andamento do projeto constatados através de vistorias realizadas pelo técnico da FUNASA Engº Sanitarista Vinicius Campos Gahiva em 03 de Outubro de 2013. Nessas vistorias foi constatado que do percentual liberado pela FUNASA 70% não correspondia a execução física da obra que era de 60.92% em relação a planilha orçamentária. Em decorrência desta constatação foi suspenso o pagamento da 3º parcela da obra, que foi paralisada até o mês de Julho de 2015. Neste período, O Departamento de Água e Esgoto de Rosário Oeste precisou sanar algumas irregularidades constatadas na prestação parcial de contas, para poder finalmente reiniciar o andamento no convenio.

Com o empenho do Governo Municipal e da Direção do Departamento de Água e Esgoto de Rosário Oeste houve finalmente a liberação desse recurso e na sequência foi convocada a empresa HERCOSERIVE - Construção e Saneamento LTDA. para retomar as obras conforme disposto no projeto original. Segundo as informações dos responsáveis pela referida empresa, esta obra estará sendo finalizada no prazo de 30 dias, quando então voltaremos a reestabelecer o abastecimento de água na cidade.

dae (7) dae (1) dae (2) dae (3) dae (4) dae (5)

Obras ralizadas hoje no DAE de Rosário Oeste – Clique para ampliar

Roldão explicou que o abastecimento de água na cidade é de 180 m3/h., mas em função dessa problemática está trabalhado hoje com 140 m3/h., com visível defasagem de 40 m3/h. de água por dia. Essa defasagem impede o equilíbrio entre a saída de água dos reservatórios para abastecimento com a reposição da água que está sendo bombeada para os reservatórios.

PMR_5370Atualmente a caixa metálica de 500.000 L de armazenamento de água do DAE, além de atender o abastecimento por gravidade dos bairros Nossa senhora Aparecida, São Benedito, Centro, Santa Isabel e partes do Bairro Alto, ainda atende o abastecimento por pressurização de 04 moto bombas que distribui para os bairros Santo Antônio, Monjolo, Aeroporto, Bairro Alto, Torre, João de Barro e Nossa senhora da Piedade, com uma vazão de 50.0000l /h.

Para que esta distribuição por gravidade possa atender a demanda a referida caixa precisa estar cheia e com peso necessário para chegar aos pontos mais altos e distantes.

Redação de Manoel Netto

Tecnologia do Blogger.