Header Ads

Adolescente escreveu metade dos artigos da Wikipedia em um idioma desconhecido



Um jovem dos Estados Unidos é o responsável por 49% de todo o conteúdo da Wikipedia disponível em um idioma que ele não conhece. De acordo com o The Guardian, um rapaz de 19 anos escreveu mais de 20 páginas na língua ânglica escocesa - ele começou o "projeto" aos 12 anos.

O caso escancara uma das maiores falhas na Wikpedia. A chamada "enciclopédia livre" permite que qualquer pessoa escreva sobre qualquer assunto, com o objetivo de incentivar os mais experientes em determinados temas a compartilharem seu conhecimento com outros. No entanto, a ausência de uma moderação eficaz pode criar casos como esse, em que uma pessoa sem familiaridade alguma com um idioma foi responsável por grande parte do conteúdo disponibilizado naquela língua.

O usuário, que atende pelo nome de AmaryllisGarnder, começou a escrever artigos na língua ânglica escocesa aos 12 anos. Até 2018, ele foi o responsável por mais de 20 mil páginas e 200 mil edições de artigos no idioma.

O problema é que AmaryllisGardner jamais falou uma palavra no idioma em questão. Os artigos escritos pelo garoto tinham construções gramaticais sem relação alguma com a língua. Aparentemente, ele usava uma ferramenta online para traduzir frases em inglês para a língua ânglica escocesa e achava que era o suficiente.

O que fazer?

Como pouca gente acessava artigos no idioma em questão, o caso passou despercebido por anos,até ser exposto pelo jornal The Guardian. Agora, editores e administradores da Wikipedia pensam no futuro dos artigos falsos.

Fonte: olhardigital
Tecnologia do Blogger.