Header Ads

Uma estranha 'anomalia de voo' confunde cientistas há 30 anos



Espaçonaves enviadas para a órbita da Terra e de Júpiter estão sofrendo um aumento de velocidade incomum. A "anomalia de voo" é uma discrepância entre os modelos científicos atuais e o aumento real na velocidade (ou seja, aumento na energia cinética) observada durante um sobrevoo planetário. Em vários casos, observou-se que espaçonaves ganham mais velocidade do que os cientistas previam.

Essa variação tem sido observada desde 1990 quando a espaçonave Galileo, da NASA, voava de volta à Terra, depois de um ano no espaço. Conforme a espaçonave girava em torno de nosso planeta, sua velocidade e distância eram monitoradas por operadores de missão na superfície e Galileo parecia viajar cerca de quatro milímetros por segundo mais rápido do que sua trajetória prevista.

Essa variação, aparentemente pequena, foi o primeiro caso do problema intratável conhecido como "anomalia de voo", uma discrepância entre o movimento esperado e o registrado durante voos planetários e que permanece inexplicável até hoje. Durante as décadas seguintes, a anomalia continuou a surgir, sendo a espaçonave Near Earth Asteroid Rendezvous (NEAR) a que teve a maior mudança: um aumento de velocidade de 13 mm/s registrado em 1998.

As missões Cassini – Huygens, MESSENGER e Rosetta também experimentaram mudanças inesperadas na velocidade quando realizaram sobrevoos na Terra. E, normalmente, as espaçonaves viajavam um pouco mais rápido do que o previsto, mas tem-se relato do oposto. Quando a Galileo fez seu segundo sobrevoo na Terra em 1992, ele se moveu um pouco mais devagar, para complicar ainda mais as coisas sobre a anomalia de voo, que, aparentemente, não é consistente.

Muita tinta foi derramada para tentar explicar as ocorrências isoladas desse estranho voo espacial desconectado. Pesquisadores de uma vasta gama de disciplinas CTEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) especularam que a anomalia poderia ser o resultado de efeitos especiais da relatividade geral, um halo de matéria misteriosa ao redor da Terra, um novo tipo de força ou simples erro instrumental, entre várias outras hipóteses.

Fonte: olhardigital
Tecnologia do Blogger.