Header Ads

Dispositivo em 3D controla impulsos no sistema nervoso periférico



Cientistas implantaram minúsculos eletrodos de película fina com um invólucro impresso em 3D no sistema nervoso periférico de pássaros canoros, registrando com sucesso os impulsos elétricos que geram as vocalizações das aves.

A pesquisa representa um avanço no campo emergente da medicina bioeletrônica e pode eventualmente levar a um novo tratamento para doenças como artrite reumatóide, síndrome do intestino inflamado e diabetes, segundo Tom Gardner, neurocientista da Phil and Penny Knight Campus for Accelerating Scientific Impact da Universidade de Oregon. Gardner é o principal autor do estudo publicado na Nature Communications.

Sua equipe desenvolveu o dispositivo, chamado de nanoclipe, cujo diâmetro é aproximadamente de um fio de cabelo humano. É o primeiro eletrodo para registrar ou estimular nervos periféricos a serem fabricados em uma escala compatível com os menores nervos do corpo. A pesquisa começou em seu antigo laboratório na Universidade de Boston, avançando ainda mais no laboratório de Oregon.

Fonte: olhardigital
Tecnologia do Blogger.