Após reunião com Taques, deputado Max assume a Casa Civil
O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Max Russi, passa a comandar a Casa Civil a partir desta segunda-feira (2), em substituição ao secretário José Adolpho, que deixará o Governo.
A mudança deve ser oficializada ainda hoje, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado. O secretário não irá acumular as duas pastas e o novo titular da Setas deve ser oficializado em breve.
Ao MidiaNews, Russi afirmou que a definição ocorreu após uma reunião realizada no domingo (1º).
Segundo ele, o governador lhe fez o convite e antecipou que outras mudanças devem acontecer no staff ainda nesta semana.
As mexidas são reflexo da crise que se instalou no Governo Taques nas últimas semanas. Na última quinta-feira (27), Taques convidou o ex-senador Jaime Campos (DEM) para a Casa Civil, mas ele recusou.
Somente nos últimos dias, dois secretários foram presos em investigações decorrentes do esquema de grampos ilegais operado no Estado: Rogers Jarbas, da Segurança Pública (Sesp) – que já estava afastado por determinação da Justiça – e o coronel Airton Siqueira, da Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).
O secretário José Adolpho, que estava a frente da Casa Civil, também é alvo de um inquérito relacionado a chamada “grampolândia”.
Segundo Max Russi, contudo, a saída de Adolpho do Executivo não guarda relação com esse episódio.
“O governador me fez o convite. Ele vai promover algumas mudanças no staff, mas ele não citou essa questão dos grampos como fator para mudança”, disse Russi.
Segundo ele, o governador pediu que o foco a frente da Casa Civil seja de maior interlocução com a Assembleia Legislativa, com prefeitos, vereadores e com a classe política em geral.