Header Ads

Marte: a próxima fronteira da humanidade



Nas últimas semanas, árabes, chineses e americanos realizaram os lançamentos de três importantes missões espaciais para exploração de Marte. Isso fez muita gente se perguntar se estaríamos vivendo uma nova corrida espacial com destino ao planeta vermelho.

Mantendo-se as devidas proporções, estamos sim em uma nova corrida, e que promete!

Nos últimos anos, a exploração espacial parece estar passando por uma verdadeira revolução. Impulsionadas pelas novas tecnologias e pelos altos investimentos de capital privado, as agências espaciais resolveram resgatar um velho sonho da humanidade: Marte. E para programar uma longa viagem, nada melhor do que aproveitar uma super promoção de passagens, não é mesmo?

É mais ou menos isso que levou árabes, chineses e americanos a realizarem seus lançamentos para Marte nesse período de menos de 15 dias. Ocorre que a cada 26 meses, Marte entra em oposição ao Sol. Visto daqui da Terra, o planeta vermelho fica na direção oposta ao astro, e é nesse momento em que Terra e Marte estão mais próximos, criando uma janela com condições favoráveis para viagens entre os dois planetas, reduzindo o tempo de jornada e o consumo de combustível.

Mas, calma! Apesar da vida aqui na Terra não andar nada fácil, ainda não é o melhor momento para fugirmos para outro planeta. Talvez isso ocorra em um futuro não muito distante, mas por ora, ainda precisamos aprender mais sobre o planeta, sua atmosfera, seu clima e sobre os segredos do seu passado.

Missão Hope Mars

Os primeiros a utilizar a janela de lançamentos em 2020 foram os Emirados Árabes, com a Missão Emirates Mars, também chamada de 'Hope Mars'. Os árabes fecharam uma parceria com a Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (Jaxa) para o lançamento, que ocorreu no dia 19 de julho em um foguete H-IIA, a partir da Base de Tanegashima, no Japão.

Fonte: olhardigital
Tecnologia do Blogger.