Tratamento com ozônio para Covid-19 será testado no Brasil
O prefeito da cidade de Itajaí (SC), Volnei Morastoni, gerou polêmica nos últimos dias ao sugerir a ozonoterapia via aplicação retal como tratamento alternativo para pacientes com Covid-19. A internet reagiu ao vídeo do parlamentar com memes.
Entretanto, o que foi visto como uma brincadeira por parte da população está prestes a passar por um teste experimental - mesmo sem a recomendação do Conselho Federal de Medicina. O Instituto Alpha pretende obter recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para iniciar a pesquisa com a ozonoterapia via aplicação retal em 150 voluntários.
Não faz milagres
O estudo experimental vai ser conduzido pela médica Maria Emília Gadelha Serra, líder do Instituto Alpha e presidente da Sociedade Brasileira de Ozonoterapia Médica (Sobom). Os voluntários vão continuar a receber o tratamento de Covid-19 de forma convencional, uma vez que a ozonoterapia é considerado um complemento clínico ao tratamento. Segundo a médica, "é um uso complementar, não é salvador da pátria".
Para quem contraiu o Covid-19 e apresentou sintomas mais graves, o tratamento convencional adotado pela comunidade médica envolve o uso de corticoides, antibióticos para controle de infecções secundárias e heparina para evitar coagulação.
Fonte: olhardigital