Header Ads

Com IA, Ceweb.br desenvolve projeto para detectar discursos de ódio



Em resposta aos crescentes discursos de ódio no Facebook somados ao episódio do assassinato de George Floyd no fim de maio, o boicote de grandes empresas na rede social se tornou real após Zuckerberg se mostrar incapaz de agir incisivamente durante anos. A pauta influenciou o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) - do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) - a desenvolver um projeto de pesquisa para a categorização de discursos de ódio na internet com uso de inteligência artificial.

Ainda em fase inicial, o programa, que ainda conta com as parcerias da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC) e Queen Mary University of London, consiste, além da categorização dos discursos de ódio, na criação de um código (em linguagem Python) capaz de identificar declarações hostis expostas na rede.

O instrumento tem como base um modelo de processamento de linguagem natural, e foi parametrizado com um conjunto de orações para detecção de manifestações de ódio. "Com isso, o algoritmo consegue identificar possíveis sentenças que possam conter algum tipo de violação ou ofensas, como racismo, intolerância religiosa ou xenofobia", afirma Diogo Cortiz, especialista do Ceweb.br e um dos desenvolvedores do código.

Fonte: olhardigital
Tecnologia do Blogger.