Prefeitos da baixada Cuiabana cumprem agenda de reuniões em Brasília-DF
Durante esta semana, os prefeitos da baixada cuiabana estiveram cumprindo uma importante agenda de reuniões com lideranças políticas representantes do estado de Mato Grosso, em Brasília-DF, visando a busca de recursos para melhorias na saúde e infraestrutura do município de Poconé (104 km de Cuiabá).
No dia 12 de junho (terça-feira), acompanhado dos prefeitos Garrincha Mendes (Jangada-MT), Fábio Faria (Canarana-MT) e Clodoaldo Monteiro (Acorizal-MT), ele esteve reunido com o senador da República Rodrigues Palmas (PR).
O objetivo da reunião foi buscar, junto ao senador matogrossense, a destinação de emendas para investimentos na área de infraestrutura dos municípios que compõem o Consórcio do Vale do Rio Cuiabá.
Ainda no dia 12, os prefeitos ainda reuniram-se com o deputado federal Nilson Leitão (PSDB), afim de buscarem mais recursos a serem destinados em diversas áreas como: saúde, educação e infraestrutura.
Os prefeitos também reuniram com o deputado federal Fábio Garcia (DEM) para reforçar os pedidos em prol dos municípios da Baixada Cuiabana.
O deputado federal Ezequiel Fonseca (PP) e o prefeito de Acorizal-MT, Clodoaldo Monteiro, também participaram do encontro que tinha como pauta principal discutir a situação do Hospital Geral de Poconé “Dr. Nicolau Fontanilas Frageli” que vem passando por crescente aumento da demanda de atendimentos e precisa de mais recursos para a sua manutenção.
Essa audiência foi fruto de uma recente visita do senador da República Wellington Fagundes (PR) e do deputado Ezequiel, ao hospital, realizada na última sexta-feira (08/06), onde ambos reuniram com a diretoria da Associação Beneficente Poconeana e com o chefe do Poder Executivo Municipal, e propuseram o agendamento do encontro.
Os líderes políticos solicitaram junto ao ministro, o aumento no valor dos repasses enviados através da contratualização do Sistema Único de Saúde que, atualmente, é de R$122.832,52, sendo insuficiente para o atendimento da população poconeana e de demais regiões.
O ministro Gilbert Occhi prontificou – se a encaminhar a solicitação ao setor técnico que fará uma análise da demanda de atendimentos da “unidade hospitalar filantrópica” do município para que, posteriormente, possa buscar a viabilidade de incremento, ou seja, o aumento do incentivo federal ao Hospital Geral de Poconé.