Adolescente vai parar na delegacia após xingar e agredir professor
A situação ocorreu nesta terça-feira (12) na Escola Raimundo Pinheiro da Silva
Um adolescente foi parar na delegacia na manhã desta terça-feira (12) após xingar e empurrar uma professora na Escola Estadual Raimundo Pinheiro da Silva, localizada no Bairro Shangri-lá.
De acordo com informações da vítima, que não foi identificada, o menor foi flagrado jogando baralho durante sua aula. Ele então foi retirado da sala e encaminhado para a coordenação.
No entanto, quando retornou, o menor chegou ameaçando a educadora, que decidiu acionar a Polícia Militar. Neste momento, ele teria tentado agredí-la, mas foi impedido por outros alunos.
O aluno e a vítima foram encaminhados para a Central de Ocorrências, que fica na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), para registro do incidente.
As informações repassadas pela Polícia Civil são de que o adolescente já foi ouvido e será indiciado por injúria e ameaça. Após os esclarecimentos, ele foi liberado.
A reportagem entrou em contato com a escola, mas os representantes da instituição de ensino se negaram a falar sobre o assunto.
A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) informou, por meio de nota, que o aluno já possuía histórico de comportamento indisciplinar e, diante da situação, ele será transferido de escola.
Leia a íntegra da nota:
"Sobre a ocorrência na EE Raimundo Pinheiro, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) informa:
1 – A gestão da unidade escolar adotou todos os procedimentos necessários, seguindo o regimento interno da escola;
2 – Os pais do aluno foram chamados na unidade e informados sobre o ocorrido e as consequências do ato do estudante;
3 – Como já havia histórico de comportamento indisciplinar do aluno, a gestão da escolar tomou a decisão, em último recurso, de acordo com o regimento, de promover a transferência do mesmo para outra unidade da rede;
4 – Seguindo os procedimentos, um boletim de ocorrência na Polícia Civil foi registrado pelo professor para que sejam apurados os fatos;
5 – A Seduc lamenta o ocorrido e destaca que está acompanhando o andamento das investigações e dando suporte ao servidor e à família do estudante;
6 – Ressalta ainda que sempre atuou para promover a Cultura de Paz nas unidades escolares da rede estadual de ensino. Entre as atividades, implementou o Anjos da Escola, um programa com diversas ações integradas para reduzir a evasão escolar, combater a indisciplina, a infrequência e a infração no ambiente escolar;
7 - A equipe tem realizado um diagnóstico das unidades com maior índice de infrações para aumentar as ações preventivas, como palestras, capacitações e cursos para a prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack, entre outras drogas, além dos casos de bullying.
8 - Os pais e professores também estão sendo capacitados para identificar e prevenir as situações de risco.
9 - A Seduc também tem ampliado os programas que funcionam no contraturno das aulas, como os projetos de Educomunicação e Prinart, este envolvendo atividades como música e arte, além do Rede Cidadã, desenvolvido pela Polícia Militar, para diminuir as situações de risco".