Valtenir nega ser alvo da Ararath e vê denúncia do MPF como 'equivocada'
O deputado federal Valtenir Pereira (PSB) encaminhou nota ao Gazeta Digital na qual afirma que não é alvo da Operação Ararath. Ele contesta informações divulgadas numa matéria produzida pelo Estadão. A publicação informa que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) uma investigação contra o parlamentar para apurar gastos com um posto de combustível da Amazônia Petróleo que foi investigado pela Polícia Federal por ter servido como banco clandestino para lavagem de dinheiro de propinas em esquemas de corrupção.
O dono do posto é o empresário Gércio Marcelino Mendonça Júnior, o Júnior Mendonça, delator da Ararath que investiga, desde 2013, um complexo esquema de crimes contra o sistema financeiro que teria movimentado pelo menos R$ 500 milhões envolvendo dezenas de políticos, empresários, gestores públicos e dinheiro público desviado do erário.
Recai contra Valtenir a suspeita, por parte do Ministério Público Federal, da prática de crime de peculato através de "desvio de recursos públicos referentes à cota para exercício de atividade parlamentar".
Por sua vez, Valtenir argumenta que houve equívoco por parte do MPF, confirma que adquiriu combustíveis na Rede Amazônia Petróleo e atesta que foi utilizado no exercício da atividade parlamentar. Ressalta que no momento oportuno tudo será esclarecido.
Confira a íntegra da nota
De início, Eu não tenho nada a ver com a Operação Ararat. Isso é uma tremenda sacanagem comigo. É confundir “alhos com bugalhos”.
Na verdade há um grande equívoco por parte do MPF. O combustível foi todo empregado no exercício da atividade parlamentar, atendendo as mais diversas demandas que chegam no Escritório Parlamentar de Cuiabá, advindas tanto da capital, da baixada cuiabana, quanto do interior do estado.
A compra do combustível é efetuada na Rede Amazônia de Petróleo porque existe vários postos espalhados na cidade de Cuiabá e Várzea Grande e isso facilita na hora de abastecer.
No momento oportuno tudo ficará esclarecido e devidamente comprovado que não há qualquer contorno criminal e muito menos eventual elemento mínimo e razoável para sustentar a investigação, isso porque o nosso mandato é um mandato popular, que exige muito trabalho, exercido em favor do povo, com bons resultados. Sou o deputado federal de Mato Grosso com maior volume de emendas parlamentares pagas.
Por fim, esclareço que não tem qualquer fundamento a menção do meu nome pelo ex-governador Silval Barbosa em depoimento ao MPF, porque nunca tratamos de nada ilícito, pelo contrário, todas as tratativas que realizamos dentro do seu governo foram institucionais e republicanas, tudo em favor dos mais relevantes interesses do povo Mato-grossense.
VALTENIR PEREIRA
Deputado Federal
