Header Ads

Estudos concluem que o uso de portáteis nas aulas prejudica a aprendizagem

notebook-405755_1280Numa altura em que a substituição dos livros escolares por livros electrónicos e de cadernos por processadores de texto ou softwares similares (como o Microsoft Word ou o OneNote) parecem cada vez mais inevitáveis, o The New York Times partilha uma série de estudos que indicam que esta talvez não seja uma boa alteração a aplicar nas escolas.

Um dos estudos apresentados contava com uma turma de alunos cujos materiais pedagógicos foram separados: metade da turma possuía um portátil e a outra metade continuava com o tradicional caderno. Foi pedido a estes alunos que durante a aula tirassem os apontamentos que achassem necessários.

Ao terminar a aula estes alunos foram sujeitos a questões que avaliavam o conhecimento adquirido naquela aula. Surpreendentemente em todas as turmas avaliadas por este estudo os alunos que utilizaram os portáteis revelaram uma aquisição de conhecimentos inferior aos que continuavam a utilizar o caderno.  Pelo que o estudo conclui o problema está na rapidez e facilidade em escrever o que é dito pelos professores para o portátil, esta facilidade levava a que os alunos praticamente transcrevessem tudo o que era dito ao invés de selecionarem a informação relevante.

FONTE: MAIS TECNOLOGIA

Tecnologia do Blogger.