Professores da rede municipal de estadual de educação fizeram manifestação Rosário Oeste
O Grupo se reuniu em frente ao Ginásio de Esportes Municipal e se deslocaram pelas principais ruas da cidade parando em pontos estratégicos para a categoria como: Câmara Municipal, Coordenadoria Pedagógica do Estado, Ministério Público Estadual e Prefeitura.
Os Educadores aproveitaram a paralisação das 15 regionais do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público e fizerem o protesto que terminou em frente ao prédio da Prefeitura.
No local que também fica próximo ao Fórum da Comarca de Rosário Oeste e ao Prédio no Ministério Público Estadual os educadores invocaram com palavras de ordem a atenção do Prefeito Municipal (que estava em reunião na capital Cuiabá) e do Promotor de Justiça pelo microfone.
Os lideres do movimento, acusaram ainda a Secretária Municipal de Educação de fazer afirmações falsas a um site de noticias de Rosário Oeste onde os educadores denunciaram a suposta existência de merenda estragada nas escolas municipais. Ao site a Secretária de Educação de Rosário Oeste declarou que fez visita em loco nas unidades educacionais e não encontrou as irregularidades apontadas. A secretária aponta também que a quantidade de repasses estaduais estariam refletindo na qualidade do transporte escolar no município e dificultando o investimento no setor educacional.
Entre as principais reivindicações da categoria estão: A Reforma da Previdência Social; a Reforma Trabalhista e PEC do teto dos gastos do Estado. Ao município as reivindicações da categoria são: Regularização da situação da merenda escolar e do transporte escolar; melhorias das estruturas das unidades escolares; calendário de pagamento dos educadores; aplicação do RGA para professores; insalubridade; pagamento de diferença salarial referente ao passivo do piso nacional; materiais de limpeza para as escola; pagamento de horas extras e elevação de nível para os educadores.
Por Manoel Netto
