Voluntários se unem e retiram lixo do rio Nobres e fazem plantio de árvores
Com o intuito de limpar, cuidar e preservar os Rios Serragem e Nobres, um grupo de voluntários se uniram para realizar ações de conscientização e conservação ambiental na manhã desta quarta-feira (15) as margens do Rio Nobres.
Essa ação é desenvolvida já há mais de duas décadas e é uma iniciativa da Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente com o Rotary Club de Nobres em parceria com com a Empresa de Saneamento de Nobres, Igreja Adventista, vereadores, funcionários públicos municipais e escolas.
Todos os anos esta ação conta com uma cobertura toda especial da Imprensa, sendo que neste ano pela primeira vez acompanharam juntos os trabalhos o Jornal Tribuna de Nobres e os sites KM News e Caminho Político.
Foram retiradas aproximadamente três (03) toneladas de lixo de dentro do Rio Nobres. Os voluntários também plantaram cerca de 80 mudas de árvores as margens deste rio em um trecho que começou na ponte que dá acesso a Centro Educacional Cooperativo (CEC) na Avenida Getúlio Vargas até os fundos da Associação dos Camioneiros nas proximidades da ponte do Posto Xaxim.
Participaram desta ação o Clube dos Desbravadores (da Igreja Adventista do 7º Dia), o Coordenador Municipal de Agricultura, Denis Campos, Clovis Dalla Veccia, o Magrão e grupo GDM, Walter “Cipó” e Gilson Queiroz, representando a Secretária Municipal de Tributos, Professor Arnaldo, representando a Escola Estadual Inocência Rachid Jaudy, os vereadores André Avelino Bezerra (PSDB) e Ronivaldo Nascimento, o Nem da Coqueiral (PSD) , representando a Câmara Municipal e a Secretária Municipal de Administração, Mara Lurdes Ohlweiler, representando o prefeito Leocir Hanel (PSDB) que por motivos de agenda não pode acompanhar a ação. Alguns empresários do ramo de calcário e restaurantes de Nobres também estiveram participando desta ação.
Representando o Rotary, o empresário Alan Odorizzi que esteve à frente da ação, coordenando os trabalhos em entrevista exclusiva ao Site KM News fez uma rápida avaliação da ação e conclui que a mesma teve um saldo positivo.
“Muita boa avaliação, pois vemos uma ação concreta no resultado, tanto por retirar o lixo das aguas e margens e ver de perto a real situação dos rios que abastecem o nosso município , assim formando idéias, para outras ações, especialmente na situação das manilhas que desembocam no rio levando todo o lixo das ruas”, avaliou Odorizzi.
O empresário Alan ainda salientou que o objetivo de realizar o plantio de árvores as margens do Rio Nobres, é formar “um cinturão verde, ao longo dos rios com parceria dos moradores, buscar conhecimento dos rios também na zona rural, (...) antes deles chegarem na ponte da Avenida Getúlio Vargas e depois da ponte do Posto Xaxim , após o trecho de reflorestamento até na Associação dos Camioneiros”.
Ao final da entrevista o Alan Odorizzi agradeceu os parceiros e ressaltou que estas parcerias são muito importantes para ajudar na preservação dos rios que são os patrimônios naturais de toda cidade.
“A parceira é sempre muito importante, pois vai criando a participação em conjunto e isso gera mais compromisso de todos, pois os rios são patrimônios naturais e nós dependemos deles para a nossa sobrevivência e os rios irão ficar para os nossos filhos e netos, temos todos essa responsabilidade e precisamos sempre comprometer o maior numero de parceiros que querem batalhar em prol da natureza e na verdade não existe vida sem natureza ”.
O Coordenador Municipal de Agricultura Denis Campos, ressaltou que há anos ele participa desta ação e salientou a importância da população se conscientizar sobre a necessidade de se preservar e cuidar dos rios da cidade.
“Essa ação temos que ter todos os dias, educando nossos filhos, mostrando a eles, o quanto os rios e as árvores são importantes em nossas vidas, pois é aqui que vivemos e por isso temos que preservar para um futuro cada vez melhor”, ponderou Campos.
