Órgãos públicos terão expediente normal nesta terça na Capital
Os órgãos do Executivo estadual e municipal, do Legislativa e Judiciário terão expediente normal nesta terça-feira (29). A decisão foi comunicada no fim da tarde desta segunda-feira (28) após reunião do governador Pedro Taques (PSDB) junto a representantes dos grevistas e o Comitê de Gestão Contra a Crise.
Além do Governo do Estado, a Prefeitura Municipal, o Tribunal de Justiça (TJMT), a Assembleia Legislativa e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) também retomam o trabalho normal nesta terça.
O expediente havia sido suspenso desde sexta-feira (25) devido ao avanço na greve dos caminhoneiros, que completa oito dias. Devido a dificuldade na locomoção dos servidores a medida foi tomada pelos representes dos órgãos.
Para a terça, os ônibus continuam circulando com 50% da frota, para economizar combustível até que se entre maneiras para abastecer os veículos.
Confira nota da Prefeitura de Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá informa que conseguiu por meio de liminar a liberação de cargas de combustível que estavam paradas no Distrito Industrial para atender as empresas de transporte coletivo da Capital. Devido à paralisação nacional dos caminhoneiros, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (SEMOB), juntamente com as empresas de ônibus que operam o transporte público em Cuiabá, optaram por reduzir a frota em 50%. A medida de redução foi tomada para atender a população durante esse período de manifestação. Os ônibus estão seguindo com horário de acordo com a escala semanal.
As duas cargas liberadas correspondem a um terço (1/3) do combustível, o que atenderá com a racionalização de 50%, até quarta-feira (30). Cuiabá conta hoje com uma frota de 389 veículos rodando e 80 carros reserva. Cerca de 150 mil pessoas utilizam diariamente o transporte público.
“Estamos analisando diariamente como estão essas manifestações e o prefeito Emanuel Pinheiro quer que a população não sofra tanto impacto. Optamos em reduzir a frota e assim estamos trabalhando para atender o pedido do prefeito, para que assim, nenhum bairro fique desassistido”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.
A Secretaria de Mobilidade Urbana também reduziu a frota de viatura em 50%, mas continuará com o efetivo normal, mantendo os agentes de trânsito na fiscalização e orientação nos locais necessários, dentro das possibilidades restritas. A SEMOB conta com uma frota de 18 veículos e 22 motos, trabalhando em três turnos. Para sugestões e denúncias, o munícipe pode recorrer ao Fiscalizap pelo número (65) 99235-6950.
Nota Câmara de Vereadores de Cuiabá
O Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Justino Malheiros (PV), informa aos servidores da Casa de Leis, que nesta terça-feira (29/05) o expediente será normal.
A decisão foi tomada em consonância com as definições do Comitê Integrado, entre Estado , Município de Cuiabá, Assembleia Legislativa e Poder Judiciário.
Portando a Câmara retoma suas atividades das 7h30 às 13h30, com sessão ordinária a partir das 9h.
Nota do Governo do Estado
O expediente do Governo do Estado voltará ao normal nestas terça e quarta-feira (29 e 30.05). O anúncio foi feito pelo governador Pedro Taques, em reunião do comitê de crise, na tarde desta segunda-feira (28.05) no Palácio Paiaguás. O encontro contou com a participação de setores da economia e ainda os presidentes dos poderes Judiciário, desembargador Rui Ramos, e Legislativo, Eduardo Botelho, além dos prefeitos de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e de Várzea Grande, Lucimar Campos.
“Amanhã não será ponto facultativo no Estado de Mato Grosso, o presidente do Poder Legislativo e Judiciário também decidiram por isso”, disse o governador.
A decisão, segunda o governador, é por não prejudicar ainda mais o cidadão mato-grossense.
Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, a prefeitura de Cuiabá também não irá decretar ponto facultativo.
Cabe ressaltar que a quinta-feira (31.05) é feriado nacional de Corpus Christi e o Governo já havia decretado o ponto facultativo na sexta-feira (01.06).