Como Izabel Goulart conquistou seu corpo e a barriga chapada; dieta é 80% do esforço
Na estreia da Coluna do Sangion, o personal trainer das celebridades, dono da famosa Les Cinq Gym, em São Paulo, fala sobre o peso e a boa forma da top model, uma de suas alunas, além de oferecer treino exclusivo aos leitores de QUEM.
Qualquer mulher vaidosa quer ter um corpo perfeito. E não há nenhum mal nisso. Desde que a neurose não tome conta do processo, é sadio cuidar do visual. Um sinal de que existe autoestima, algo imprescindível para sermos mais felizes. Agora, o que seria exatamente um corpo perfeito? A questão é subjetiva, mas nesta minha coluna de estreia, vou mirar num tipo específico: os corpos das top models brasileiras. Magras na medida exata da boa saúde, elas ostentam musculaturas definidas, de encher os olhos.
Tomemos como exemplo a exuberante forma física de Izabel Goulart, top model brasileira que segura a onda nos ensaios de biquíni ou lingerie. É possível ter um corpo dessa natureza?
Depende. Izabel gosta muito de malhar e isso conta muitos pontos. Afinal, ela coloca a atividade física como algo primordial na agenda quase sempre lotada, ou seja, dá um jeito de arrumar tempo para exercitar os músculos – não importando em que parte do mundo esteja.
A genética privilegiada, claro, conta muito! Isso faz com que a gordura nunca ganhe espaço de destaque na composição corporal dela. Se você sonha com um corpo como o da nossa top model, mire nele e vá em frente. Mas lembre-se: cada um de nós tem características corporais únicas. Sendo assim, é necessário respeitar limites individuais para não haver frustrações.
Não existe uma receita de bolo
Para atingir bons resultados, você precisará suar a camisa e atingir seu máximo. A lição número um, básica, vale aqui: combine atividade física com dieta fazendo uma boa seleção do que você coloca à mesa.
Sem milagres
Não adianta malhar feito louca se você não seguir esse mantra: dieta representa até 80% do resultado.
Entendendo o seu corpo
A conta é simples: você precisa oferecer os alimentos certos para o organismo, de modo a ganhar massa muscular, sem que isso signifique aumento da gordura corporal. Principalmente se você não tem genética privilegiada.
Mitos de academia
No que diz respeito à malhação, puxe ferro na musculação sem medo de ser feliz. Não, você não vai virar um tanque de músculos. Por mais que treine pesado, nenhuma mulher se transforma de graça numa montanha de músculos só por malhar. Não existe testosterona suficiente no seu corpo que possibilite isso.
A testosterona é um hormônio tipicamente masculino que está associado, entre outros processos, à construção da massa muscular. É por isso que os homens largam na frente no quesito músculos. E não tenha medo dos músculos: quanto mais você conseguir ganhar, mais o seu metabolismo (processo de transformação dos alimentos em energia) fica acelerado. O que isso significa? Oras, você emagrece mesmo em estado de repouso! Manutenção da musculatura também demanda gasto de energia.
Começando com força total!
Então, está preparada para ser a próxima Izabel Goulart de sua academia? Abaixo, um exemplo de treino, que você pode fazer na musculação para melhorar o visual. Verifique a disponibilidade dos aparelhos em sua academia e veja a execução correta dos exercícios nos gifs abaixo:
Treino A
Quadríceps/Adultor/Panturrilhas
1. Cadeira Extensora - Aquecimento 2x20
2. Leg Press (4x12)
3. Agachamento sumô - 3x15
4. Avanço no Banco (cada perna) - 4x12
5 Cadeira Extensora - 4x15
6. Adutor - 4x12
7. Panturrilhas no Leg Press - 3x12
8.Abdomem na Prancha Declinada - 3x15
TREINO B
Posterior/Glúteos
1.Mesa flexora - 4x12
2.Stiff c/ Barra - 3x12
3.Elevação Pélvica c/ Dumbell no solo - 3x15
4.Glúteos no cabo (alternar as pernas) - 3x15
5.Abdutor - 4x10
6.Abdomem Infra na Paralela - 3x15
TREINO C
Membros Superiores
1.Flexão de braço - 3x10
2.Remada Fechada - 3x10
3.Desenvolvimento c/ Halteres - 3x10
4.Rosca Simultânea - 3x10
5.Tríceps Cabo - 3x15
6.Abdominal Oblíquo no Solo - 3x15