Header Ads

Pesquisadores nos EUA criam sistema que traduz pensamentos em frases



A capacidade de “ler pensamentos", há muito considerada algo sobrenatural ou pura ficção, está mais próxima da realidade. Pesquisadores da Universidade da California em San Francisco (UCSF), nos EUA, criaram um algoritmo capaz de traduzir ondas cerebrais em palavras e frases completas.

Para treinar o sistema, a equipe do Dr. Joseph Makin pediu que quatro voluntários lessem algumas sentenças em voz alta, enquanto eletrodos gravavam sua atividade cerebral. Os dados foram analisados pelo algoritmo, que criou uma representação de características recorrentes relacionadas a vogais, consoantes ou comandos aos músculos da boca e garganta.

Outra parte do algoritmo decodificou esta representação palavra por palavra, transformando-a novamente em sentenças completas. A taxa de erro, considerando palavras individuais, foi de apenas 3%. O estudo também mostra que a precisão do sistema ao decodificar os pensamentos de uma pessoa aumenta quando ele já foi treinado em outra pessoa, o que significa que o aprendizado é “transferível”.

Segundo os pesquisadores, seu sistema pode identificar palavras individuais. Em teoria, isso significa que ele pode ser capaz de decodificar frases nunca encontradas no conjunto de dados usado no treinamento, embora no momento sua capacidade seja limitada a algo entre 30 e 50 sentenças.

Fonte: olhardigital
Tecnologia do Blogger.