Prefeitura denuncia Incêndio Criminoso na Ponte do Rio Salobra no Marzagão
Assessoria
O Secretário Municipal de infraestrutura Maxmar Cezar esteve hoje (03/07/2019) no local onde uma ponte de madeira com 15 metros de extensão foi queimada em um incêndio criminoso na Zona Rural de Rosário Oeste.
Segundo o Secretário a ponte fica sobre o Rio Salobra, no Distrito de Marzagão e depois de conferir os estragos causados pelo fogo, registrou um Boletim de Ocorrências para que a Polícia Judiciária Cívil de Rosário Oeste investigue o caso.
Ainda segundo o Secretário de infraestrutura Maxmar Cezar, a ponte já estava com o processo de licitação/reparos em andamento juntamente com outra ponte que será reparada sobre o Rio Cedral também naquela localidade.
Maxmar explicou que agora a obra da ponte ficará mais cara porque vai ser necessária a reconstrução total da ponte. Para isso será feita uma dispensa de licitação e contratação emergencial para fazer a obra o mais breve possível.
O Secretário lembrou ainda que a ponte fica em uma rodovia estadual e também que pontes que possuem acima de 12 metros de extensão são responsabilidade do Estado. “Como o estado não vem realizar os reparos e para não deixar as comunidades isoladas, a Prefeitura Municipal acaba se solidarizando com os moradores dessas regiões e assume a responsabilidade de reconstruir essas pontes”, disse Maxmar.
O Crime de queimar pontes se enquadra no artigo 163 do Código Penal, onde descreve que destruir, inutilizar ou deteriorar bens ou serviços de uma união, tanto estado, quanto município é considerado crime contra o patrimônio público.
"As pessoas precisam ter consciência de que o bem público também pertence a ele e se o cidadão danifica esse bem, ele está causando um dano a si próprio" disse o Prefeito João Balbino sobre a queima da ponte.