Header Ads

Ação apreende menor e prende traficantes membros do Comando Vermelho

50f60019df8e84c022a4d53f53adb46a

FONTE: REPÓRTER MT

A operação visa identificar membros de facções e combater ações criminosas dentro e fora dos presídios do Estado.

A Operação Panóptico Integrada apreendeu um menor e prendeu, nesta sexta-feira (11), Vitor daniel Silva e Ana Paula França de Oliveira, por

tráfico de drogas e fortes indícios de envolvimento com a facção criminosa Comando Vermelho.

Foram encontrados e apreendidos diversos materiais, como aparelhos celulares, cadernos de anotação e pendrive. Tudo será analisado para a identificação de outros envolvidos.

A ação é referente à terceira fase da operação deflagrada pela Polícia Civil, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e Polícia Militar.

Foram cumpridos 11 mandados judiciais de busca e apreensão na Capital, nos bairros Jardim Vitória, Dr Fábio, Novo Paraíso, Jardim Imperatriz e 1º de Março, visando coletar informações sobre facções criminosas que agem na região metropolitana.

A operação contou com apoio da Delegacia Especializada de Entorpecente (DRE), Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Gerência de Operações Especiais (GOE).

As informações coletadas na operação vão ser somadas aos dados já reunidos em fases anteriores para planejamento e combate a facções criminosas que atuam dentro e fora dos presídios, arquitetando a prática de crimes diversos em todo Estado de Mato Grosso.

Panóptico

O nome da operação significa construção, cuja estrutura faz com que se consiga observar a totalidade da sua superfície interior a partir de um único ponto. O termo foi utilizado pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Benthan em 1785, para designar um modelo de penitenciária ideal.

Fases da Operação

A Operação foi deflagrada em setembro de 2017, quando cinco mandados de prisão preventiva e 62 mandados de busca e apreensão, na Operação Panóptico, deflagrada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Cáceres, Guarantã do Norte, Nova Mutum, Rondonópolis e Tangará da Serra.

Na segunda fase que ocorreu em abril deste ano, foram cumpridos treze mandados de busca e apreensão  em continuidade ao trabalho de repressão a facções criminosas.  As ordens, expedidas pela Vara do Crime Organizado (7ª Vara), foram executadas pela Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar e Polícia Federal, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Tecnologia do Blogger.