VG: Radares móveis vão detectar velocidade de veículos em até 2 km de distância
Os equipamentos vão estar funcionando até julho de 2018. Ao todo, foram adquiridos oito aparelhos de radar móvel, pela Prefeitura de Várzea Grande.
Os novos radares móveis adquiridos recentemente pela Prefeitura de Várzea Grande e que serão instalados nas rpincipais vias da cidade, têm tecnologia para medir a velocidade de veículos que estão a até dois quilômetros de distância do equipamento.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, os radares devem entrar em funcionamento já no mês de julho deste ano.
O comandante argumenta que a principal intensão não é a aplicação de multas, mas sim a redução do índice de acidentes.
“O dinheiro da multa nem se compara ao custo de uma vítima de acidente em estado moderado ou grave no Pronto-Socorro. A intensão não é multar, mas sim gerar consciência nos motoristas e, consequentemente, reduzir os índices de acidentes e evitar gastos exorbitantes com saúde”, afirma o comandante.
Inicialmente serão implantados dois equipamentos, caso seja verificado a necessidade de mais radares, o comandante relatou que irão utilizar os oito adquiridos por meio de licitação.
Os radares ficarão em pontos estratégicos das principais avenidas. Conforme o comandante, testes já foram feitos e confirmaram que a tecnologia em detecta a velocidade de veículos a 2 km de distância.
“Um representante da empresa que venceu a licitação veio aqui e fizemos um teste na Avenida da Feb e cerca de 90% dos veículos estavam acima do limite de velocidade permitido. Tinha, inclusive, motoqueiro a 130km/h andando na via em que o limite permitido é 60km/h”, conta Homero.
A demanda atende a um pedido do Ministério Público Estadual, sobre a exigência dos equipamentos nos seguintes pontos: Avenidas da Feb, Filinto Müller, Av. 31 de Março, Ulisses Pompeu de Campos, Estrada da Guarita e Mário Andreazza. Nesta última, ainda precisa ser analisada por se tratar de uma rodovia federal.