Prefeito quer hospital em aldeias de MT
O prefeito de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, encaminhou um pedido ao presidente Jair Bolsonaro, nessa quinta-feira (2), pedindo a criação de um hospital de campanha para atender indígenas infectados pelo novo coronavírus.
No pedido, Roberto Farias diz que a instalação da unidade de saúde é em regime de urgência e deve ser gerida pelo Exército ou organização social coordenada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).
O prefeito informou ao presidente que já encaminhou ao secretário Especial de Saúde Indígena, Robson dos Santos da Silva, as medidas tomadas em Barra do Garças, como a transformação dos 32 leitos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para casos de coronavírus e a instalação de 10 leitos de UTI para Covid-19.
O prefeito afirmou ainda que a única solução é a instalação do hospital de campanha, contudo, o município não dispõe de estrutura física, equipamentos, materiais, mobiliário, insumos e recursos humanos necessários para montar a unidade.
Para isso, o município pediu a ajuda do Ministério da Saúde e do estado.
O Vale do Araguaia possui uma população de 21.962 índios da etnia Xavante que dependem da estrutura de saúde local.
De acordo com o prefeito, quase 100% dos leitos dos hospitais já estão ocupados, sendo a maioria por indígenas. Mais de 100 índios Xavantes já foram infectados pelo novo coronavírus.
Na terça-feira (30), o prefeito se reuniu, por videoconferência, com a bancada federal de Mato Grosso e com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, para a implantação de medidas urgentes para salvar vidas nas aldeias indígenas na região de Barra do Garças.
Na reunião, Damares afirmou que vai atuar no Comitê Nacional de Articulação das Ações de Enfrentamento ao novo coronavírus nas aldeias indígenas Xavante.
Fonte: folhamax