Header Ads

Hacker vaza gratuitamente registros de milhões de usuários de 18 serviços



No dia 21 de julho, um vendedor de dados violados, conhecido como ShinyHunters, começou a vazar gratuitamente bancos de dados que expõem mais de 386 milhões de registros de usuários roubados de 18 serviços. A plataforma brasileira Vakinha, destinada ao financiamento de projetos por meio de doações, é uma das afetadas pelo vazamento.

O ShinyHunters já esteve envolvido ou é responsável por uma ampla variedade de vazamentos de dados no ano passado, incluindo os que afetaram Wattpad, Dave, Chatbooks, Promo.com, Mathway, HomeChef e a violação do repositório GitHub privado da Microsoft.

No geral, bancos de dados inéditos são vendidos por US$ 500 a US$ 100 mil. Assim que os vazamentos deixam de ser lucrativos, os autores os liberam gratuitamente em fóruns de hackers para aumentar sua reputação na comunidade.

Dos 18 bancos de dados disponibilizados gratuitamente desde o dia 21 de julho, nove já haviam vindo à tona de alguma maneira. Os nove restantes, incluindo Havenly, Indaba Music, Ivoy, Proctoru, Rewards1, Scentbird e Vakinha, são inéditos.

Em contato com o ShinyHunters, o portal BleepingComputer questionou o porquê da liberação gratuita dos bancos de dados inéditos e o hacker respondeu que pensou "já ganhei dinheiro suficiente agora, então vazei para o benefício de todos". "Obviamente, algumas pessoas estão um pouco chateadas porque pagaram revendedores há alguns dias, mas eu não me importo", contou ShinyHunters.

O BleepingComputer também confirmou que os endereços de email expostos correspondem às contas nos serviços. Ainda assim, nem todas as senhas dos 386 milhões de registros foram vazadas.

Fonte: olhardigital
Tecnologia do Blogger.