Header Ads

Microsoft admite bug em atualização no Windows 10 que quebrou OneDrive



Mais uma semana, mais uma admissão de culpa da Microsoft por problemas causados por uma atualização do Windows 10. Desta vez, a empresa confirmou que a atualização de maio causou problemas no OneDrive, seu serviço de armazenamento na nuvem profundamente integrado ao sistema operacional.

Os usuários afetados por esse bug recebem uma mensagem alertando que o “OneDrive não consegue se conectar ao Windows”, impedindo a sincronização de arquivos com a nuvem e tornando o aplicativo basicamente inútil na máquina. Na prática, era impossível baixar os documentos da nuvem ou abrir arquivos já sincronizados.

Não são todos os computadores afetados pelo bug. Segundo a página de suporte da Microsoft, ele afeta um grupo de usuários que tem o Windows 10 instalado em PCs mais antigos ou em máquinas com apps que façam uso de drivers de filtro de sistemas de arquivos antigos. A empresa diz que a correção já está a caminho, ainda sem data para lançamento.

No entanto, como nota o site TechRadar, existem evidências de que o bug está presente desde as primeiras fases de testes públicos, mas a Microsoft não prestou atenção. Usuários do programa Windows Insider, que têm acesso antecipado aos lançamentos justamente para descobrir problemas, já relatavam a falha, mas a empresa não corrigiu antes do update definitivo.

Sem uma atualização nova, não há como resolver o bug de forma definitiva, mas a Microsoft deu um caminho para quem estiver enfrentando esse problema possa retomar a normalidade. Isso envolve, antes de tudo, abrir o Prompt de Comando do Windows 10 com privilégios de administrador e executar o comando abaixo:

reg add HKLM\System\CurrentControlSet\Services\Cldflt\instances /f /v DefaultInstance /t REG_SZ /d "CldFlt"

Na sequência, basta reiniciar o seu computador. Para confirmar se os arquivos sob demanda ainda estão habilitados, é necessário clicar com o botão direito no ícone do OneDrive próximo ao relógio do Windows e acessar “Configurações”. Depois, é preciso entrar mais uma vez na aba chamada “Configurações” e procurar pela caixa “Economize espaço e baixe arquivos à medida que os usa” para verificar se o recurso está ativo. Se não estiver, ative e pressione “OK” para confirmar. Quem tiver mais de uma conta do OneDrive configura no mesmo PC deverá fazer isso para todos os perfis.

Fonte: olhardigital
Tecnologia do Blogger.