Header Ads

Covid-19: Ministério da Ciência busca voluntários para testes clínicos



Equipes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) estão em busca de voluntários para um estudo clínico que investiga a eficácia da nitazoxanida no tratamento da Covid-19. As equipes fazem uma rota por quatro municípios paulistas, com previsão de terminar na próxima segunda-feira (6). A ação #500VoluntáriosJÁ realizou sua segunda etapa nesta quinta-feira (2), com passagem do ministro Marcos Pontes por Barueri.

De acordo com Pontes, em análises laboratoriais, a nitazoxanida - um vermífugo perscrito para giardíase e outras infecções parasitárias - apresentou uma redução de 94% na carga viral do novo coronavírus, tornando-se um medicamento com potencial para o tratamento da Covid-19.

No entanto, Marcos Pontes alerta para os riscos do consumo de medicamentos sem prescrição médica. "Não tomem remédio por conta própria, isso é importante", disse ele. Em abril, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) baixou a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 372/2020, proibindo farmácias de vender remédios feitos com nitazoxanida sem receita especial em duas vias.

O ministro afirmou também que "a má notícia é que essa não será a última pandemia" que a humanidade enfrentará e que, por esse motivo, o governo brasileiro precisa estar preparado para futuras adversidades. Pontes destacou o valor da ciência para combater o cenário atual e a importância de se alocar recursos públicos para a área, mesmo sabendo que isso "não se faz de um dia para o outro". "A única maneira de vencer esse problema é a ciência", frisou.

Fonte: olhardigital
Tecnologia do Blogger.