Secretaria procura por familiares de dois pacientes internados no Pronto Socorro
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está à procura dos familiares de dois pacientes que estão internados no Hospital Municipal e Pronto Socorro de Cuiabá (HMPSC). Trata-se dos idosos Bernardo Mendes Silva de 67 anos e Sebastião Gaudêncio da Silva, 66.
De acordo com a assistente social do Pronto Socorro, Flávia Tereza do Nascimento, Bernardo foi encaminhado ao PS no dia 08 de fevereiro deste ano, pelo município de Guarantã do Norte, após ter sido vítima de atropelamento. O paciente apresenta quadro de Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) grave e está sob os cuidados da equipe médica na enfermaria III. “O paciente é idoso e está dependente de cuidados, atualmente está estável, sem intercorrências, está falando, porém com dificuldades, desorientado, tolerando pouca dieta por via oral, portanto está em uso de dieta naso enteral. sA senod ", informou.
Ainda conforme a assistente social, o paciente não teve acompanhamento de familiares desde a internação. “A informação que temos é que ele residia sozinho em Guarantã do Norte, sem vínculo familiar. Realizamos contato com o Hospital que atendeu o paciente no município de origem e também com a Assistente Social responsável, ambos informaram que o paciente vivia em situação de rua e que um colega também morador de rua, relatou que o Sr. Bernardo tem filhos em Cuiabá, mas não sabe a localização dos mesmos. Diante da informação consideramos de extrema importância a divulgação da imagem através dos veículos de comunicação, no intuito de reaproximar o paciente de seus filhos”, considerou Flávia.
Segundo o setor social do PS o outro paciente, Sebastião Galdencio da Silva, deu entrada no dia 09 de fevereiro desde ano no Pronto Socorro, encaminhado pelo Hospital de Colíder, vítima de acidente de moto com fratura de coluna (TRM). Ele está recebendo os cuidados da equipe médica na Enfermaria IV do HPSMC acamado, totalmente dependente, sem previsão de alta, e aguarda exames e procedimento cirúrgico.
De acordo com a equipe da Assistência Social do Pronto Socorro, o paciente relata que reside na cidade de Nova Guarita na Comunidade São João Zona Rural e que não possui vinculo familiar. “Ele está acompanhado por uma pessoa a pedido dos conhecidos da cidade. Quando chegou a este hospital o mesmo estava sem posse dos documentos pessoais, tinha apenas fotocópia e desde o momento da internação o paciente não teve acompanhamento familiar”, cientificou a assistente social.
Ainda segundo o setor hospitalar a ausência de familiar tem causado bastante dificuldade ao paciente especialmente nas questões pessoais/financeira. “O Sr. Sebastião possui beneficio assistencial, porém devido ao acidente ocorrido em dezembro ele relata que não foi possível comparecer a uma agência bancária para acessar tal beneficio. Fato que pode ser sanado com a presença de um familiar legítimo”, concluiu.