Ligam e desligam na sua cara? Saiba o que são as chamadas misteriosas
Aprenda como diminuir chamadas insistentes no smartphone e como ser incluído na lista de números protegidos de ligações indesejadas
As chamadas sem respostas que costumam pertubar as pessoas nem sempre são trotes ou brincadeiras de mau gosto. Muitas vezes são empresas de telemarketing ou de cobrança tentando entrar em contato. O problema é quando essas ligações ocorrem diversas vezes ao dia, inclusive durante a noite e fim de semana. Entenda por que essa situação ocorre e como tentar solucionar.
As ligações insistentes podem fazer parte de uma estratégia para não deixar atendentes de call centers ociosos. A ideia é fazer um número de chamadas maior do que o de funcionários trabalhando naquele turno. A máquina faz a discagem e encaminha até que todos estejam falando com um cliente. As chamadas excedentes são encerradas, mesmo que tenham sido atendidas.
"Os sistemas Over ou Power Dialing não têm um software inteligente por trás. A máquina liga até o cliente atender e falar com um funcionário. Isso permite que alguém receba dezenas de ligações no dia", explica Paulo Marques, gerente comercial da Teclan Engenharia de Software para call centers.
O Brasil não tem uma regulamentação para esse tipo negócio. Há apenas uma restrição de dia e horário que proíbe as empresas de ligarem das 21h às 8h e durante o fim de semana. A falta de regras faz com que alguns abusos sejam cometidos.
"Como não existe uma regulamentação, o excesso de chamadas pode ser usado como uma estratégia por empresas de cobrança. A ideia é incomodar e estressar o cliente que está devendo", afirma Marques.
Erros na programação do software que realiza as chamadas também faz com que pessoas sejam importunadas. Nos sistemas mais antigos, um funcionário precisa determinar o início e o fim de cada campanha de telemarketing. Erros de digitação, por exemplo, podem indicar ao computador para ligar às 6h da manhã no sábado, mesmo sem ninguém para fazer o atendimento na empresa.
"Essas discagens excessivas são um problema para as pessoas e para a infraestrutura. A sobrecarga da rede impacta no custo da telefonia no país", comenta Marques.
Direito do consumidor
Uma alternativa para conseguir evitar as chamadas de telemarketing é cadastrar o número no Procon. Isso obriga as empresas a retirarem o contato de seu sistema em um prazo de 30 dias.
Caso não seja respeitado o bloqueio, é aplicada uma multa prevista no Código de Defesa do Consumidor. De acordo com dados do Procon-SP, foram registradas mais de 60 mil reclamações contra call centers de 2009 a 2017. No estado de São Paulo, mais de 1,5 milhão de pessoas já usam o serviço.
O bloqueio do número é aplicado somente para vendas de serviços e produtos por telefone. As empresas de cobrança e as instituições filantrópicas podem continuar ligando sem sofrer punições.
Nem todo Procon oferece esse serviço. É preciso conferir na página da fundação na internet para saber se é realizado o cadastro de bloqueio de chamadas de telemarketing.
Bloqueio no celular
Uma outra forma de impedir que ligações indesejadas é o bloqueio do número no próprio smartphone. A função está presente tanto no sistema operacional Android quanto em iPhones.