Governador aponta ações de caravana como maior legado e cita 50 mil cirurgias
A coordenadora dos médicos que fazem as cirurgias, Denise Leite, afirma que o procedimento consiste na realização de uma consulta laboratorial, onde são feitos vários exames para diagnosticar catarata. Se for constado o problema, passará por avaliações dos anestesistas e depois ocorre a cirurgia. “Conseguimos fazer em média 200 atendimentos”, explica.
Presente no lançamento, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirma que o município foi parceiro do Estado, oferecendo toda a logística. “Reconheço que é um momento muito esperado pela população, principalmente no que se refere às cirurgias de catarata”, explica.
Taques voltou a rebater as críticas em relação ao evento. A oposição tem dito que a Caravana é para fins eleitoreiros e tem um papel de assistencialismo. “Analiso como quem não tem ódio no coração. A essas pessoas com ódio e rancor eu peço que rezem um pouco”, dispara.
Atendimentos
Para ser atendido na Caravana da Transformação é necessário ter a partir de 55 anos. Os interessados devem procurar a Arena Pantanal e fazer regulação para cadastro e agendamento da consulta e exames. Deve-se levar documento de identificação com foto, comprovante de endereço e cartão SUS.
Nesta edição serão atendidos os moradores de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste e Nobres.
Manifestação
Cerca de 10 pessoas fizeram manifestação com faixas, pedindo a nomeação de agentes penitenciários aprovados no concurso da secretaria estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). O governador, que chegou a tirar fotos com os manifestantes, prometeu uma reunião para definir o calendário de convocação.